Copagril
Casa, bem me quer casa

Batata doce assada com laranja

Oooiiii!!
Eu não sei vocês, mas aqui em casa, sempre tem muita salada, de todos os tipos e com os sabores mais inusitados, e a salada de hoje foi inspirada numa das receitas de Yotam Ottolenghi (já falei dele por aqui no blog).
Essa salada tem a combinação perfeita de sabores, apenas fiz duas alterações da receita original: não usei o licor de laranja e o queijo feta.

Batata doce assada com laranja

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

Suco de 4 laranjas
80 g de açúcar mascavo
60 ml de vinagre de vinho tinto
1 e 1/2 colher de sopa de azeite
4 ou 5 batatas-doces, com casca, cortadas em fatias
2 pimentas vermelhas cortadas longitudinalmente [*usei pimenta em flocos]
3 galhos de sálvia
10 galhos de tomilho
2 bulbos de alho fresco cortados ao meio na horizontal (usei somente um)
90 g de queijo de feta esmigalhado (usei ricota)
Sal e pimenta do reino a gosto

Pré-aqueça o forno a 220ºC e forre uma assadeira com papel vegetal. Coloque o suco de laranja juntamente com o açúcar e o vinagre em uma panela e leve para ferver. Deixe ferver por um tempo, até reduzir à metade. Adicione o azeite, sal e pimenta. Coloque as fatias de batata doce em uma tigela grande juntamente com o alho, sálvia, tomilho e alho e despeje o suco de laranja. Misture bem e coloque na assadeira, leve ao forno por 50 a 60 minutos, virando ocasionalmente para garantir que as batatas fiquem bem revestidas no molho e ficarem caramelizadas. Retire do forno, arrume tudo em um prato e polvilhe com o queijo feta esmigalhado. Sirva quente ou em temperatura ambiente.

TOPO