Pref. MCR Ecoturismo_
Casa, bem me quer casa

Biscoitos de Aveia com Ghee (manteiga clarificada)

Ooiii!!

Vamos de biscoitos para essa sexta?
Estava olhando meus cadernos de receitas, com minhas filhas, elas adoram e eu também!
E foi no caderno de receitas de 2004, que achei essa receita de biscoitos de aveia.
Provavelmente, eu devo ter copiado de alguma revista ou até mesmo desses folhetins que são entregues em supermercados, que tenho vários e vários guardados.

 

A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas além de vitaminas, carboidratos e fibras. A aveia está em evidência atualmente pelo alto poder benéfico da sua fibra solúvel, que está relacionada a um bom funcionamento intestinal, à diminuição do colesterol total

e LDL-colesterol e manutenção de níveis adequados dos mesmos.
A única alteração que fiz nessa receita, é que usei manteiga clarificada ou o Ghee.
A manteiga ghee é uma manteiga clarificada que é usada na medicina Ayurveda e na cultura indiana como um alimento curativo e rejuvenescedor. Ela é feita a partir do leite de vaca, assim como o alimento tradicional, e passa por um processo de retirada das impurezas e resíduos sólidos, eliminando inclusive traços de lactose e deixando apenas o óleo.

 

Quem tem intolerância à lactose pode consumir?

Como o processo de clarificação da manteiga elimina os traços de lactose do alimento, essa pode ser uma opção para pessoas que sofrem com intolerância à substância. Porém, tudo vai depender do nível de intolerância. Essa eliminação pode não ser completa. Por isso, pessoas alérgicas à proteína do leite ou intolerantes só devem apostar na ghee com orientação médica.

Como fazer manteiga ghee

Você vai precisar de um pote de manteiga sem sal (usei manteiga colonial, a industrial não deu certo). Coloque a quantidade desejada em uma panela e leve ao fogo médio até derreter. Após alguns segundos, a manteiga terá se tornado um líquido e formará uma espuma branca. Com uma escumadeira, vá retirando toda essa espuma. Quando não houver mais espuma e o líquido estiver totalmente transparente e amarelo, está pronto. Tire do fogo. Caso ainda tenha algum resíduo, coe depois de fria e coloque em um vidro. Está pronta para consumir!

Vale muito a pena, fazer todo esse processo. Consumimos muita manteiga aqui em casa, eu não gosto de margarina e muito menos ainda gordura vegetal. Eca!! Portanto, substituo sempre!!

Agora, que vocês já sabem como clarificar a manteiga, vamos a receita dos biscoitos, que é uma delicinha de fazer.

Biscoitos de Aveia

1/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente (ghee)

01 ovo

01 xícara de aveia em flocos

01 xícara de farinha de trigo (boa qualidade)

01 xícara de açucar mascavo, apertado na xícara

01 xícara de casca de laranja cristalizada, picada

Numa tigela, misture todos os ingredientes, exceto a casca de laranja. Coloque uma colher (chá) da mistura sobre uma assadeira untada, deixando um espaço de 02 cm entre cada montinho de massa. Espalhe um pouco de laranja cristalizada sobre cada biscoito. Leve para assar em forno moderado (180 graus), preaquecido, por 10 minutos ou até dourar ligeiramente a parte de baixo.

Retire do forno. Dá 47 biscoitos. 46 calorias cada unidade.

Um beijo

 

TOPO