2º Agita Rondon – 2019
Casa, bem me quer casa

Bolo de Cacau e Vinho

Ooiii!!

Folhando minhas centenas de revistas de culinária e gastronomia, cheguei numa página que tinha um post-it cor laranja super fluorescente colado. E pensei: essa receita não pode esperar.
A idéia de usar vinho na massa do bolo era extremamente sedutora. Eu sei que existe uma afinidade entre o chocolate e o vinho, mas nunca tinha colocado isso em prática antes. O resultado foi um bolo bem denso e picante, deliciosamente agradável.
Maridão caiu de amores pelo bolo, e eu também! 🙂
Comemos muitas fatias. Sucesso absoluto e sem desperdício.

Bolo de Cacau e Vinho

Ingredientes:

Casa do Eletricista PISCINAS
2 xícaras de farinha de trigo
3/4 xícara de cacau puro, não adoçado nem processado
1 1/4 de colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de sal
2 tabletes [113gr cada] de manteiga amolecida
1 3/4 de xícara de açúcar
1 1/4 xícara de vinho tinto seco
2 ovos grandes
1 colher de chá de extrato puro de baunilha
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

 

Pré-aqueça o forno em 180 graus e unte uma fôrma redonda com um furo no meio, com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.

Numa vasilha misture com o batedor de arame a farinha, o cacau, o fermento e o sal. Na batedeira, coloque a manteiga e o açúcar e bata em velocidade média, até a mistura ficar bem fofa (mais ou menos 4 minutos). Adicione os ovos, um por vez, e continue batendo. Junte a baunilha e bata por mais dois minutos. Vá colocando a mistura de farinha com uma colher grande e alternando com o vinho, até os ingredientes ficarem bem incorporados. Coloque a massa na forma untada e polvilhada com farinha e leve ao forno por 45 minutos. Remova do forno, deixe esfriar e então vire o bolo numa travessa. Polvilhe com o açúcar de confeiteiro, se quiser. Eu quis. Sirva com creme de leite fresco batido em chantily, se quiser. Eu não quis.

TOPO