Ecoville – Maior rede de limpeza
Casa, bem me quer casa

Bolo de maçã com casquinha crocante de canela

INGREDIENTES – MAÇÃ “CARAMELADA”

4 a 5 maçãs fuji ou gala (sem casca e cortada em cubos)

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

3/4 de xícara de açúcar

1 colher de sopa (rasa) de canela em pó

 

INGREDIENTES – MASSA

2 xícaras de farinha de trigo

2 xícaras de açúcar

1/2 xícara de óleo de girassol

1 colher de sopa de fermento em pó

1 xícara de leite

3 ovos

1 colher de chá de canela em pó

 

INGREDIENTES – CASQUINHA CROCANTE

1 colher de sobremesa de canela em pó

1/4 de xícara de açúcar

 

PREPARO – MAÇÃS “CARAMELADAS”

Unte uma assadeira de fundo falso com manteiga e farinha de trigo. Preaqueça o forno a 180°C. Coloque na assadeiras as maçãs cortadas em cubos de forma uniforme pela assadeira. Depois distribua a açúcar sobre as maçãs de modo que todas fiquem cobertas e, por último, polvilhe a canela em pó. Reserve enquanto prepara a massa.

 

PREPARO – MASSA

Bata as três claras em neve e reserve em um pote separado. Coloque na batedeira todos os demais ingredientes: gema dos três ovos, leite, óleo, canela em pó, açúcar, farinha de trigo e o fermento em pó. Misture até incorporar com uma espátula, depois ligue a batedeira em velocidade média e bata a massa até ficar homogênea (não precisa bater muito). Desligue a batedeira e, com auxílio da espátula, adicione as claras em neve à massa apenas para incorporar, mexendo lentamente. Despeje a massa na forma sobre as maçãs.

 

PREPARO – CASQUINHA CROCANTE

Coloque sobre a massa (crua ainda) de forma uniforme o 1/4 de açúcar e depois a canela em pó. Leve ao forno a 200°C por aproximadamente 30 minutos ou até passar no teste do palito. Como vai se formar uma casquinha crocante sobre o bolo, dê uma batidinha de leve para o palito entrar no bolo e você verificar se já assou. Dica: como na parte debaixo do bolo forma uma espécie de geleia de maçã, é gostoso comer um pedaço ainda quentinho. Se desejar, também é possível servir com uma bola de sorvete de creme.

TOPO