Casa, bem me quer casa

Bolo de Nada/Bolo de Tudo

Ooiii!!

Tem horas em que penso que a gente carecia, de repente, de acordar de alguma espécie de encanto. 

Casa do Eletricista – RETOMA

(João Guimarães Rosa, em Grande Sertão Veredas)

Bolo de Nada/Bolo de Tudo

 

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 200 g de manteiga em temperatura ambiente
  • 2 xícaras (chá) de açúcar
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (chá) de fermento em pó
  • 1 pitada de sal
  • manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar a fôrma
  • papel-manteiga para forrar a fôrma

 

Modo de Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Unte uma fôrma redonda de 20 cm de diâmetro e 10 cm de altura, espalhando com um pincel uma camada fina e uniforme de manteiga. 
  2. Corte um disco de papel-manteiga usando o fundo da fôrma como medida – ele deve ficar do tamanho exato. Pressione com os dedos para colar o papel no fundo untado. Pincele novamente a manteiga sobre o papel. Polvilhe o fundo e laterais da fôrma com farinha e bata bem sobre a pia para retirar o excesso. 
  3. Numa tigela, misture a farinha com o sal. Reserve. 
  4. Na batedeira, bata a manteiga até que fique branca (se tiver, use a pá da batedeira. Ela deixará a massa mais firme). Diminua a velocidade da batedeira e adicione o açúcar aos poucos. Bata por cerca de 5 minutos até formar um creme pálido – se precisar, faça intervalos e raspe as laterais da tigela com uma espátula. 
  5. Junte os ovos, um a um, batendo para misturar entre cada adição. Diminua a velocidade e adicione a mistura de farinha e sal, alternando com o leite. A cada adição, bata apenas para misturar. Desligue a batedeira e, por último, misture o fermento delicadamente com uma espátula. Transfira para a fôrma untada e nivele a massa, girando a fôrma rapidamente sobre a mesa. 
  6. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 30 minutos. Diminua a temperatura para 160 ºC (temperatura baixa) e deixe assar por mais 50 minutos – é importante diminuir a temperatura para evitar que ele crie uma crosta por fora e não cozinhe no centro. 
  7.  Espete um palito no bolo para verificar o ponto. Se sair sujo de massa, deixe assar mais um pouco. Depois de assado, retire o bolo do forno e deixe esfriar por 15 minutos. Desenforme sobre um prato grande, retire o papel-manteiga e espere esfriar completamente para rechear e cobrir.
TOPO