Ford/Abradif/Rodovel Ranger
Coluna ADI-PR

Bolsonaro determina ao ministro do Meio Ambiente que tome medidas para reabertura da Estrada do Colono

Estrada do Colono
O presidente Jair Bolsonaro adiantou em transmissão pelo Facebook que já determinou ao ministro Ricardo Salles (Meio Ambiente) que tome medidas para a reabertura da Estrada do Colono nos 17 quilômetros que corta o Parque Nacional do Iguaçu. Bolsonaro disse que o governador Ratinho Junior também já está se mexendo no mesmo sentido.

Ponte em União da Vitória


O prefeito de União da Vitória, Santin Roveda (PR), vistoriou as obras da Ponte José Richa que liga o centro da cidade ao distrito de São Cristóvão – bairro de 25 mil moradores. “Mais de 40% das obras já estão executadas. Além das obras de arte, 50% das vigas foram concluídas, terraplanagem, drenagem e iluminação. O próximo passo é o lançamento das vigas junto aos pilares. Vamos inaugurar a ponte em julho de 2020”, prevê Roveda sobre a construção de R$ 25 milhões custeada pelo Estado.

Consórcio de Integração
Será hoje (25) em Gramado (RS) a reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste com os governadores Ratinho Junior (PR), João Doria (SP), Wilson Witzel (RJ), Romeu Zema(MG), Renato Casagrande (ES), Carlos Moisés (SC) e Eduardo Leite (RS). A reforma da Previdência e a renegociação das dívidas com a União faz parte do encontro, que terá ainda a participação do presidente do BNDES, Joaquim Levy.

Assim não dá!
“Um homem que teve 74 mil votos para se eleger como deputado federal não pode comandar a República e desrespeitar 81 senadores que na sua maioria tiveram milhões de votos”. Do senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR) ao criticar o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pela falta de participação do Senado na discussão da reforma da Previdência.

Cadastro da Pessoa Idosa
O projeto de lei, de autoria da deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR), que cria o Cadastro Nacional da Pessoa Idosa foi aprovado pelo Senado e seguiu para sanção do presidente Jair Bolsonaro. O projeto acrescenta dispositivos ao Estatuto do Idoso para permitir a coleta, processamento e sistematização de informações, inclusive georreferenciadas, que permitam a identificação da população idosa no Brasil.

Cadastro II
As informações, segundo Leandre, são de extrema importância para analisar a população idosa brasileira, além de facilitar a armazenagem e divulgação de dados, que podem inspirar novas políticas públicas voltadas ao setor e também ajudar na aplicação da lei. “Além de auxiliar o Estado brasileiro a cumprir o que determina a Constituição, ampliando o conhecimento sobre como vivem os idosos, para assegurar a eles todos os direitos necessários a uma vida digna”, acrescentou a proponente.

11 mil vagas
A segunda etapa da fábrica da Klabin em Ortigueira deve criar até 11 mil vagas de trabalho no pico da obra e as agências de trabalhador que vão apoiar a seleção dos contratados vão priorizar, preferencialmente, os moradores dos Campos Gerais. A ampliação da unidade vai receber R$ 9,1 bilhões em investimentos e a nova planta vai iniciar a produção em 2021. A maioria das vagas de trabalho estará disponível a partir do segundo semestre de 2019.

Devolvam Coaf a Moro!
O senador Alvaro Dias (Pode-PR) apresentou requerimento para reverter a votação da Câmara dos Deputados e devolver o Coaf para o ministro Sérgio Moro (Justiça e Segurança Pública). Se o requerimento for aprovado, a MP que trata sobre a reforma administrativa do governo Bolsonaro volta para a análise na Câmara dos Deputados. A votação no Senado está prevista para terça-feira (28.)

200 caminhões
Vanderlei Dedeco Alves, líder dos caminhoneiros, disse que vai colocar neste domingo (26) mais de 200 caminhões em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba, em apoio ao governo Bolsonaro. Dedeco diz ter apoio do Coronel Malucelli, presidente da Fetranspar (Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Paraná).

Ducci candidato
O PSB, em reunião da direção nacional, decidiu que o partido terá candidato a prefeito nas eleições municipais de 2020 em todas as Capitais do país. Em Curitiba, a missão está dada ao deputado Luciano Ducci, que já foi prefeito da Capital paranaense.

 

Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

TOPO