Copagril – Sou agro com orgulho
Coluna ADI-PR

Bolsonaro se reúne nesta terça-feira com presidente do Paraguai em Foz do Iguaçu

Presidente na fronteira

O presidente Jair Bolsonaro estará em Foz do Iguaçu hoje (1º), quando se reunirá com o presidente do Paraguai, Mário Abdo Benítez. Segundo imprensa oficial, ambos estarão acompanhados dos ministros e do governador Ratinho Junior. A reunião de trabalho será no Hotel Recanto Cataratas para tratar de investimentos na fronteira, em especial a construção da segunda ponte que liga Brasil e Paraguai. Esta será a quarta visita de Bolsonaro a Foz e a sexta ao Paraná.

Casa do Eletricista – Temporizador Jardim

 

Principal vencedor

O governador Ratinho Junior (PSD) é o principal vencedor das eleições municipais no Paraná. O PSD elegeu 129 prefeitos e fez 1.164.809 votos. É o governo ou faz parte dele em seis das sete principais cidades do Estado: Curitiba, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Foz do Iguaçu e Colombo. Curitiba é a cidade com o maior eleitorado, com 1.349.888 eleitores, seguida por Londrina (376.073), Maringá (279.500), Cascavel (223.090) e Ponta Grossa (239.611), São José dos Pinhais (197.064), Foz do Iguaçu (183.306) e Colombo (147.388).

 

Marketing decisivo

Ex-secretário estadual de Comunicação na gestão Beto Richa, o jornalista e publicitário Marcelo Cattani é outro vencedor nas eleições municipais de 2020. É que os candidatos às prefeituras que tiveram ele de marqueteiro alcançaram vitória no pleito. Ou seja, além de pé quente, os resultados nas urnas mostraram a maestria do jornalista naquilo que faz. Entre os prefeitos vitoriosos com apoio de Cattani estão: Professora Elizabeth (PSD), de Ponta Grossa, eleita no segundo turno; o prefeito eleito de Cianorte, Marco Franzato (PSD); e Ulisses Maia (PSD), de Maringá. Ele atuou também como conselheiro do prefeito reeleito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli (Cidadania).

Jornalista e publicitário Marcelo Cattani com a prefeita eleita de Ponta Grossa (Foto: Divulgação)

 

Pé quente

Cattani foi o principal assessor político do prefeito Rafael Greca (DEM), reeleito em Curitiba. Ele deixou o cargo no início de maio para oficialmente cuidar de campanhas no interior. Aliás, foi ele também quem fez o marketing da reeleição de Greca. O jornalista já tinha sido um dos principais responsáveis pela eleição de Greca em 2016. No segundo turno, jogou duro contra Ney Leprevost (PSD) e garantiu a volta dele ao cargo depois de 25 anos.

 

Um vice do Oeste

O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos (PSC), reeleito com 71,72% (112.181 votos válidos) – a maior votação proporcional entre as dez maiores cidades do Paraná -, é a principal liderança política do Oeste que pode ser indicada para vice na chapa de Ratinho Junior (PSD). O PSC é um dos principais aliados e faz parte da base de Ratinho Junior na Assembleia Legislativa.

 

Partidos de centro

O MDB foi o partido que mais conquistou prefeituras de Capitais nas eleições de 2020, com cinco eleitos, seguido por PSDB e DEM, ambos com quatro vencedores. Isso significa que as três siglas terão 13 das 26 sedes de Estado, entre elas São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. Essas vitórias consolidam a tendência do primeiro turno de que o centro político seria o grande vitorioso neste ano.

 

TJ-PR

O desembargador José Laurindo de Souza Netto, 60 anos, foi eleito presidente de um dos cinco maiores tribunais do Brasil, o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR). Laurindo vai assumir a cadeira máxima da Justiça Estadual no dia 1º de fevereiro de 2021 para uma gestão de dois anos. “O primeiro passo é dar continuidade às políticas e diretrizes da atual gestão. E eu me sinto pessoalmente comprometido com essas diretrizes. Os bons frutos vão ser aperfeiçoados e perenizados”, afirma.

 

Vacina da Pfizer

Dois Estados brasileiros devem comprar as vacinas da Pfizer e a farmacêutica já prepara a logística para distribuição do imunizante. As primeiras 50 milhões de doses que serão produzidas neste ano já estão todas vendidas e o Brasil não está nessa – a Costa Rica, México, Estados Unidos e Japão estão.

 

Itaipu e Sanepar

A Itaipu Binacional vai fazer um convênio de saneamento com a Sanepar que deve contemplar toda a região Oeste e ser estendida até o lado paraguaio, se houver interesse do governo vizinho.

 

Candidato ao Senado

O atual prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel (PSDB), anunciou no domingo (29) que pretende concorrer ao cargo de senador nas próximas eleições. A eleição será em 2022 para apenas uma vaga. “Com a Professora Elizabeth (PSD, atual vice-prefeita) eleita (prefeita), nós queremos dar um passo maior para Ponta Grossa, a partir desse momento eu trabalho com a minha pré-candidatura ao Senado Federal daqui a dois anos”, adianta.

 

Eu também

Marcelo Rangel deve disputar a vaga no grupo do governador Ratinho Junior (PSD) com o chefe da Casa Civil, deputado Guto Silva (PSD), que também não esconde a vontade de disputar o Senado.

 

Xadrez

No xadrez político da família Rangel, o irmão do prefeito, o deputado Sandro Alex (PSD), atual secretário estadual de Transporte e Logística, deve disputar a reeleição à Câmara dos Deputados. Com o irmão no Senado, fica difícil para Sandro pleitear a vaga de vice na chapa de Ratinho Junior. Mas o deputado federal pode disputar a Prefeitura de Ponta Grossa em 2024. Aí tem que combinar com a prefeita Professora Elizabeth (PSD).

 

Exemplo

Em Ramilândia, por exemplo, o tratamento de esgoto seria por meio de sistemas Wetlands e energia limpa. Para isso, seria utilizado o conceito de infraestrutura verde para concepção de uma ETE composta por Wetlands construídos.

 

Agradece

O prefeito eleito de Pérola D’Oeste, Edson Bagetti (PL), visitou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ademar Traiano (PSDB) e agradeceu o apoio decisivo para sua vitória na disputadíssima eleição. “Apoiei a candidatura do Edson desde o início e vejo com satisfação que ele já está se movimentando para viabilizar seus projetos para a cidade. Vou continuar a apoiá-lo, ainda mais agora, que sou o representante do município junto ao Governo do Estado e à Assembleia”.

 

Prêmio Jornalismo 2020

Os vencedores do Prêmio CNT de Jornalismo 2020 serão conhecidos hoje (1º) durante uma live especial. O evento será transmitido pelo canal da CNT no YouTube. Neste ano, por conta da pandemia de Covid-19, a CNT não realizará a tradicional festa de premiação. O trabalho com a maior nota receberá o Grande Prêmio no valor de R$ 60 mil. Os ganhadores das demais categorias recebem, cada um, R$ 35 mil.

 

 

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

 

TOPO