Fale com a gente

Coluna ADI-PR

BRDE apresenta possíveis linhas de financiamento para projetos nos municípios paranaenses

Publicado

em

BRDE Municípios

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) apresentou à equipe da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (Sedu) as possíveis linhas de financiamento para projetos nos municípios paranaenses. “Para que as linhas de crédito sejam efetivadas, a porta de entrada é sempre a Sedu, que organiza o processo de desenvolvimento municipal. É uma boa parceria entre a Sedu, o Paranacidade e o BRDE”, afirma o vice-presidente e diretor de operações do BRDE, Wilson Bley.

(Foto: Divulgação/BRDE)

 

BRDE Municípios II

O programa BRDE Municípios visa incentivar com recursos financeiros e suporte técnico projetos de desenvolvimento institucional, saneamento, mobilidade urbana e infraestrutura nos municípios do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O programa trabalha com três eixos principais de financiamento. Um deles é o saneamento e mobilidade urbana, que envolve drenagem, tratamentos de resíduos sólidos e líquidos, pavimentação, iluminação pública e ciclovia.

 

Sabatina

O senador Oriovisto Guimarães é o senador paranaense a participar da sabatina a que será submetido o advogado-geral da União André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro a uma vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A sabatina será feita pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e, em seguida, o nome será submetido ao plenário da Casa. A data da sabatina ainda não foi marcada.

 

Certificado de vacinação

Pessoas que tomaram as duas doses da vacina contra a Covid-19 e pretendem viajar para países que estão permitindo apenas a entrada de turistas imunizados devem emitir o certificado on-line de vacinação. O documento é emitido pelo Ministério da Saúde e pode ser solicitado pela internet ou pelo aplicativo ConecteSUS. O certificado é exclusivo para a vacina da Covid-19.

 

ESA

O deputado federal Filipe Barros informou que o comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, gostou da apresentação de Londrina. Oliveira é responsável pela vistoria do local onde poderá ser construída a próxima Escola de Sargento de Armas (ESA). “O comandante disse que deverá visitar novamente a cidade antes de tomar a decisão, o que está previsto para outubro”, destacou Barros.

 

Fundo eleitoral

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) aprovou o texto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2022 que determina as metas e prioridades para os gastos do governo no ano que vem. Um dos dispositivos incluído pelo relator do projeto, deputado Juscelino Filho (DEM-MA), está o aumento do fundo eleitoral para o ano que vem, de cerca de R$ 2 bilhões para mais de R$ 5,7 bilhões.

 

Regras eleitorais

O Plenário do Senado aprovou mais mudanças em regras eleitorais, que terão validade nas eleições do ano que vem. Muitas delas tratam de incentivo à atuação das mulheres no cenário político. Entre as mudanças estão a reserva de recursos para candidaturas femininas e a reserva de vagas para mulheres nos parlamentos. As propostas seguem para a Câmara.

 

Direitos humanos

Egressa da UniCuritiba, Isabel Venturi Biembengut representou o Brasil como juíza na banca de jurados do mais importante simulado sobre direitos humanos do mundo. A competição envolve estudantes de graduação e mestrado de universidades de todo o mundo. Em dupla, os participantes apresentam argumentos para um caso hipotético de direitos humanos.

 

60% vacinado

Na quarta-feira (14), o Estado do Paraná alcançou a marca de 60% do público adulto vacinado com a primeira dose ou a dose única. O índice mede as pessoas que já passaram por algum ponto de vacinação. A expectativa é alcançar 80% até o fim de agosto, nos próximos 45 dias.

 

CPI da Pandemia

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, leu o requerimento de prorrogação da CPI da Pandemia. Com a leitura, a CPI está oficialmente prorrogada por mais 90 dias. A comissão foi instalada em 27 de abril com prazo de três meses de funcionamento. Com a prorrogação, a CPI poderá trabalhar até o início de novembro.

 

Grande projeto

O deputado estadual Hussein Bakri, líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e representante escolhido de Ponta Grossa na Casa de Leis, informou que, em conjunto com o governador Ratinho Junior e do secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, Ponta Grossa receberá “recursos significativos que serão aportados em Ponta Grossa para fazer um grande projeto de pavimentação asfáltica”.

 

App Hemogram

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) lançou um aplicativo para celular chamado Hemogram para incentivar a doação de sangue. A ferramenta tem informações sobre quem pode doar sangue, facilita o agendamento de doações e também mostra quais são as unidades do Hemepar próximas à localização do celular. Até o momento o aplicativo está disponível apenas para usuários do sistema Android.

 

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente