Editorial

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A Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar), com apoio da prefeitura, lançou na segunda-feira (25) uma campanha para incentivar as pessoas a comprarem no comércio local. O “Retoma Marechal: uma cidade inteira em promoção” é válido para todos os comerciantes e prestadores de serviço do município. Ao comprar nesses estabelecimentos, a partir de 05 de junho, os consumidores estarão concorrendo a R$ 80 mil em vales-compras para serem usados como bem entenderem no comércio local. É, segundo a Acimacar, a maior campanha de incentivo ao comércio local já realizada no município. Serão 500 pessoas sorteadas.

A ideia é fazer a economia girar nesse momento de pandemia e crise no setor econômico em todo o mundo. O objetivo é ampliar as vendas e frear, por exemplo, as compras on-line, de empresas de fora, que ficam com os lucros, não reinvestem na cidade e não geram empregos e renda para as famílias, tão pouco impostos para os cofres públicos, que também sofrem o baque com a redução do ICMS. É o que todos conhecem como fazer a economia local girar.

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O objetivo ainda é valorizar os empresários, fortalecendo e priorizando os negócios de Marechal Rondon nesse cenário que tem a assinatura indesejável da Covid-19. Os idealizadores e apoiadores acreditam que a campanha vai aumentar a movimentação de mercadorias, gerar negócios e circulação de dinheiro no município.

Desde o começo da pandemia, mais de 100 pessoas foram demitidas do mercado formal em Marechal Rondon – exceto o informal, que sofre demasiadamente. A redução de carga de trabalho e salário também afetou centenas de pessoas. Empresas faliram.

Para facilitar e universalizar a adesão de empresas ao programa, até empreendimentos não associados à Acimacar podem participar. A adesão é gratuita, e pode ser feita pelo site da Acimacar ou diretamente na sede da instituição, de acordo com os critérios do regulamento. Nas mídias sociais, a campanha ganha impulso com a #ComproAquiMoroAquiValorizoMarechal.

Serão 15 sorteios, que começam logo, em 09 de junho, e encerram em 30 de julho. Portanto, é uma campanha relativamente curta. Ao todo, 300 consumidores ganharão vales-compras de R$ 200. Outros 200 levarão para casa vales-compras de R$ 100.

A iniciativa é bastante importante, já que pequenos negócios tendem a ser os mais afetados pela atual crise econômica, que pode reduzir em até 5% ou mais o crescimento do Brasil neste ano. Grandes empresas têm mais fôlego para passar por intempéries, mas os negócios pequenos e muitas vezes familiares sentem uma natural dificuldade a mais, pois têm mais dificuldade de acesso ao crédito ou mesmo falta fôlego para pagar as contas do dia a dia. Iniciativas como essa devem ser valorizadas pelo consumidor, que nesta hora precisa entender o quão importante é apoiar as empresas da cidade, especialmente menores.

Compre na mercearia do seu bairro, vista-se com as roupas da loja da cidade, contrate a mão de obra ou o serviço daqueles que hoje estão com mais dificuldades. Se cada um fizer sua parte, Marechal Rondon pode evitar muitas falências, desemprego e, acima de tudo, angústia para as pessoas.

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