Copagril – Compras no Site
Casa, bem me quer casa

Crudités com “Queijo” de Iogurte

Ooiii!!

Viva o verão!!
E, viva as temporadas de verão dos programas de culinária da tv paga. No meu caso, eu gosto de três: Cozinha Prática, Tempero de Família (meu favorito) e Diário do Olivier.
Quinta-feira passada, dia 07 de janeiro, foi a estréia desses três programas. Assisti todos e amei!!
Mas, as receitas da Cozinha Prática, me deixaram com água na boca. E, no sábado preparei uma delas. Os Crudités com “Queijo” de Iogurte.
Foi um final de semana, para um happy hour de dois. Eu e meu bem!! 🙂

 

Crudités com “Queijo” de Iogurte

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

Ingredientes:

  • 4 potes de iogurte natural (170 g cada)
  • 1 colher (chá) de sal
  • folhas de hortelã picadas a gosto * omiti
  • azeite a gosto
  • zatar (mistura de especiarias) a gosto *omiti
  • sal a gosto

Modo de preparo:

  1. Forre uma peneira com um pano de algodão fino e limpo e apoie sobre uma tigela funda – se a tigela for rasa, o soro drenado fica em contato com o iogurte.
  2. Numa tigela, misture o iogurte com o sal e transfira para a peneira forrada. Leve para a geladeira e deixe drenar por 8 a 12 horas – o iogurte vai liberar o soro aos poucos e ficar com a consistência de uma coalhada firme. Se necessário, durante a drenagem, descarte o líquido para evitar o contato do soro com o iogurte. Assim que estiver firme, retire da geladeira.
  3. Para temperar com hortelã: numa tigela pequena, misture metade do queijo com a hortelã picada e 1 colher (sopa) de azeite. Prove e acerte o sal. Regue com um fio de azeite e decore com folhas de hortelã.
  4. Para temperar com zatar: numa tigela, coloque cerca de 3 colheres (sopa) de azeite. Com o auxílio de 2 colheres de sobremesa, raspe e modele o restante do queijo, formando bolinhas. Transfira para a tigela com azeite, tempere com zatar a gosto e regue com mais um fio de azeite.
  5. Sirva a seguir com torradas ou crudités de legumes. Conserve na geladeira, coberto com filme, por até 5 dias.
  6. OBS.: Se preferir, utilize um filtro de café descartável (tamanho grande) em vez do pano de algodão.
TOPO