Copagril
Elio Migliorança

DEMOCRACIA TAMBÉM É ISSO

A semana passou com a economia navegando qual barco prestes a afundar, e o governo apavorado e imobilizado, quando deveria estar trabalhando para apontar um rumo que nos permita salvar as conquistas das últimas décadas. Mas não foi isso que vimos. O Palácio do Planalto, isso significa todo o alto escalão da República, ficou em pânico quando Lula foi conduzido pela Polícia Federal para prestar depoimento. É a mais clara demonstração de que há muita gente com o “rabo preso” nesta engrenagem que desviou bilhões da Petrobras.

Se o meu vizinho foi intimado isso não me assusta, a menos que eu esteja envolvido no ilícito do qual ele é culpado. Se inocente fosse, Lula deveria ser o maior interessado em esclarecer tudo para provar sua inocência. Mas não, tem esperneado, mente ao declarar que não havia necessidade de condução coercitiva porque nunca se negou a depor. Somos testemunhas de quantas declarações ele e seus advogados deram dizendo que não se apresentaria ao promotor que o intimou, solicitou ao Supremo Tribunal Federal a suspensão dos processos nos quais é investigado, conseguiu uma liminar dispensando-o de outra intimação, enfim foge da Justiça como o diabo foge da cruz.

Casa do Eletricista PISCINAS

Após o depoimento ao qual foi obrigado a comparecer, tentou mais uma vez denegrir a imagem daqueles que estão cumprindo seu dever, exatamente as entidades mais eficientes no momento: Polícia Federal, Justiça Federal e Ministério Público Federal. Democracia é uma série de coisas, mas também é isso, o direito de espernear como fez Lula, e também o dever de prestar contas por seu atos. A pergunta que todos fazem é: por que o senhor Lula não apresenta os documentos de seus imóveis e a declaração dos rendimentos que justifiquem as aquisições e coloca um ponto final em tudo isso?

Essa história dos amigos comprando imóveis, reformando e mobiliando apartamentos e casas é tão verdadeira quanto uma nota de três reais. E aí somos obrigados a ouvir a tosca justificativa de que outros governos também desviaram, mas que só o PT está sendo investigado. Mais uma prova da incompetência do governo, pois basta denunciar isso e colocar a Polícia Federal e o Ministério Público para investigar, pois ambos têm se mostrado bem competentes para investigar e colocar tudo em pratos limpos. Todos queremos que o Brasil seja passado a limpo.

O que apavora os políticos é que os grandes empreiteiros estão na cadeia, altos executivos da Petrobras estão na cadeia, a fila de espera para delação premiada é longa e está chegando a vez dos políticos. Prova disso é que a presidente e seu vice, assim como os presidentes da Câmara e do Senado, são investigados por suspeita de corrupção e mais alguns ilícitos, próprio de pessoas moralmente flexíveis. Democracia é isso, ninguém está acima da lei, todos devem responder por seus atos.

Ao invés de apresentar provas para derrubar as acusações, a estratégia do senhor Lula e sua tropa de choque é atacar as instituições, tentar desmoralizar pessoas, opção preferencial pelo juiz Sergio Moro, que tem se mostrado o algoz de quadrilheiros e bandidos em geral. O povo decente está aplaudindo, e esperançoso acredita que estamos vivendo um novo tempo em que Justiça e direitos iguais deixarão de ser poesia para se tornar realidade do dia a dia.

 

 

O autor é professor em Nova Santa Rosa

 

miglioranza@opcaonet.com.br

TOPO