Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Deputado Cobra Repórter é o novo vice-líder do governo na Assembleia Legislativa

Publicado

em

Vice-líder

O governador Ratinho Junior escolheu o deputado Cobra Repórter (PSD) como novo vice-líder do governo na Assembleia Legislativa no lugar do deputado Tiago Amaral (PSB), que decidiu disputar a Prefeitura de Londrina nas eleições municipais de 15 e 29 de novembro. Além do deputado Cobra Repórter, o deputado Hussein Bakri (PSD) é o líder governo e o deputado Adriano José (PV) também vice-líder.

(Foto: Dalie Felberg/Alep)

 

Desafio eleitoral

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Tito Campos de Paula, admite que o órgão vive uma situação nova, que obriga a instituição a se reinventar e se adaptar a uma realidade jamais vista no Brasil – uma pandemia que já matou mais de 100 mil pessoas. Além da determinação da suspensão do uso da biometria para a identificação dos eleitores, outras medidas como a organização de filas com distanciamento de pelo menos um metro e meio entre os eleitores e a distribuição de máscaras, luvas e álcool gel para os mesários serão adotadas.

 

Mesário voluntário

O eleitor interessado em atuar como mesário voluntário nas eleições já pode se inscrever. O mesário não é remunerado, recebe auxílio-alimentação no 1º turno e, se houver, no 2º turno das eleições, e tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado na função; dois dias de folga para cada dia de treinamento oferecido pela Justiça Eleitoral; certificado dos serviços prestados; e preferência no desempate em concursos públicos.

 

Mulheres

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a maioria do eleitorado é formada por mulheres, que representam 52,49% do total, somando 77.649.569 eleitoras. Com predominância feminina, em tese, as candidatas teriam mais chances, mas não é bem assim. Elas continuam com aversão à política.

 

Avaliação positiva

O crescimento da avaliação positiva do governo Jair Bolsonaro e a queda brusca no número dos que o rejeitam acontecem a apenas 90 dias das eleições municipais deste ano. As pesquisas indicam que, com prestígio em alta durante a campanha, Bolsonaro deve favorecer um desempenho histórico dos seus aliados.

 

Crimes virtuais

O Senado analisa projeto de lei que estabelece o agravamento da pena quando o crime de estelionato e fraude no comércio forem praticados na internet. Atualmente, a pena para quem pratica golpes para obter vantagens é de um a cinco anos de reclusão e multa e com a proposta de mudança no Código Penal a pena seria aumentada em dois terços para quem cometer crimes em meios virtuais. Levantamento da empresa de segurança da informação Unysis, em 2019, mostrou que 85% dos brasileiros foram vítimas de crimes virtuais ou conhecem alguém que foi.

 

E-book

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) apresentou um e-book com recomendações e orientações aos pré-candidatos a prefeito e vereador que podem disputar as eleições de novembro. Como ainda há muitas dúvidas, desde os cuidados na pré-campanha, até a alteração do calendário eleitoral, o e-book responde a perguntas sobre o processo eleitoral. “É um material de apoio, que contém informações detalhadas e simplificadas sobre as eleições de 15 de novembro. Traz orientações e as principais regras a serem seguidas”, enaltece.

 

Infodemia

O deputado Luciano Ducci (PSB-PR) voltou a alertar sobre a propagação de notícias falsas de medicamentos milagrosos ou sem eficácia comprovada no tratamento da Covid-19 e que se multiplicam nas redes sociais. “O impacto representa um problema sério para a integridade e a vida das pessoas. A Covid não é uma gripezinha como se chegou a supor; já matou mais de 100 mil pessoas”, disse.

 

Sem dinheiro

Os pré-candidatos a prefeito já reclamam da falta de dinheiro. Em Curitiba, um pré-candidato adianta que se o partido não enviar recursos suficientes não vai disputar a prefeitura. Outro pensa em desistir porque avalia que vai receber qualquer recurso do fundo eleitoral. Os partidos devem priorizar os candidatos da base eleitoral dos deputados federais.

 

Desistiu

O deputado Goura (PDT) desistiu da pré-candidatura a prefeito de Curitiba e anunciou os deputados Gustavo Fruet e Marcio Pacheco como candidatos do PDT nas disputas da prefeituras da Capital paranaense e de Cascavel, respectivamente.

 

Prorrogado

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) prorrogou vencimento de impostos municipais – IPTU, ISSQN, entre outros – de Foz do Iguaçu. São duas prorrogações distintas, dependendo do mês de vencimento do tributo – aqueles que vencem nos meses de março, abril, maio e junho poderão ser quitados até o dia 20 de novembro e os impostos com vencimentos nos meses de julho, agosto, setembro e outubro ficam prorrogados para 21 de dezembro.

 

Volta à normalidade

Em meio à melhora de números da pandemia em algumas regiões, turistas e empresários do ramo voltaram a sonhar e acreditam na volta à normalidade. Pesquisa do FOHB mostra que, em agosto, 58,1% dos 872 hotéis consultados pela entidade vão reabrir, um índice que deve chegar a 85% até dezembro. Grandes operadoras de turismo já registram aumento no interesse e consultas sobre condições de viagem para embarques entre novembro deste ano e fevereiro de 2021.

 

Pré-candidatos

A um mês das convenções, Foz do Iguaçu já tem 14 pretendentes ao cargo de prefeito. Entre os pretendentes aparecem: Bibiana Orsi (PP), Chico Brasileiro (PSD), Paulo Angeli (PSC), Paulo Mac Donald (Podemos) e Tatiana Fruet (Pros). Os nomes serão confirmados somente em convenções, a serem realizadas entre 31 de agosto e 16 de setembro.

 

Destino turístico

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Paraná foi em 2019 um dos principais destinos das viagens nacionais, ficando em sexto lugar. O estudo do instituto, que analisou 20,6 milhões de viagens pelo país, identificou que o Estado, em 1,16 milhões dos casos (5,65% do total), foi o destino principal dos viajantes.

 

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

 

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente