Ecoville – Maior rede de limpeza
Arno Kunzler

Dez motivos para ficar otimista

Tenho procurado observar o comportamento do setor produtivo nos últimos meses e particularmente a partir dos primeiros dias deste ano.

Já escrevi sobre um sentimento de otimismo perceptível a qualquer leigo que se dedica a buscar informações sobre a economia regional.

Casa do eletricista PRESSURIZADORES

Não tenho a pretensão de convencer ninguém e muito menos de contaminar qualquer interpretação que alguém queira fazer sobre nosso momento atual.

Vou citar dez motivos que alimentam essa onda de otimismo e talvez até justificam esse sentimento.

Em economia tudo se resume a uma palavra: CONFIANÇA.

Quando o empresário tem confiança no processo em curso, ele investe. Quando desconfia da condução do processo, ele se retrai.

E qualquer leigo sabe que o empresário fazendo investimentos, a economia cresce. Do contrário, haverá recessão.

Às vezes, o impulso que gera o otimismo vem muito antes do ato. O simples fato do empresário anunciar investimentos é o ponto de partida para muitas coisas acontecendo.

Assim, vamos aos fatos concretos, preservando números e detalhes.

1) A maior empresa de Marechal Cândido Rondon, a Cooperativa Agroindustrial Copagril, anunciou a ampliação do abatedouro de aves e das fábricas de ração.

2) Com a aquisição da Sperafico, a Copagril deve projetar investimentos também naquela unidade industrial.

3) A Frimesa está fazendo investimentos no setor de leite e agora também de suínos, com a perspectiva de aquisição da unidade fabril de Novo Horizonte.

4) A Copel está construindo uma nova subestação na estrada do Lira, com elevados investimentos em toda a rede de distribuição.

5) A Palsgaard vai construir e ampliar sua unidade industrial em Marechal Rondon.

6) A Sooro está fazendo um dos maiores investimentos industriais do município, o que envolve também a Alibra.

7) O grupo Allmayer está fazendo investimentos elevados no município (dois edifícios residenciais e um supermercado, talvez o maior da cidade).

8) Em breve deve ser anunciado o destino da unidade fabril da Faville, ou venda ou locação para alguma empresa do ramo de alimentos.

9) A Agrícola Horizonte anunciou recentemente um pacote de investimentos na unidade de Novo Três Passos.

10) Finalmente, um investimento feito em Toledo com grande repercussão em Marechal Rondon: a construção do Complexo Hospitalar e de Saúde Sempre Vida junto ao Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências, cujos valores ultrapassam R$ 50 milhões.

Além dessas dez citações específicas, algumas dezenas de empresas médias e pequenas têm investimentos projetados para 2020, alguns até bem elevados. Claro, ainda temos as obras públicas em grande quantidade sendo realizadas em distritos, bairros e no centro da cidade, onde podemos destacar o Contorno Sul já restaurado, a conclusão da Avenida Írio Welp e a construção do Contorno Oeste, que também será construído, segundo todas as informações que vêm do Governo do Estado. Também merece registro a continuação da duplicação da BR-163, que em 2020 deve chegar até Marechal Rondon.

Esse é com certeza o começo de ano mais promissor que o município já viveu.

 

Jornalista e diretor do Jornal O Presente e da Editora Amigos da Natureza

arno@opresente.com.br

TOPO