Silvana Nardello Nasihgil

Dicas de saúde mental

Em um momento tão delicado que estamos vivendo, a quarentena tem nos paralisado. De uma hora para a outra ficamos sem rumo e nos sentimos à deriva. Dentro de casa perdemos a ligação com os nossos afazeres diários e isso pode criar um grande vazio, e dele poderá advir muitas angústias e com o tempo o sofrimento psíquico e emocional.

Sugiro que cada um crie uma rotina pessoal e familiar, fazendo uma programação das atividades diárias.

Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

Conversava outro dia com minha professora, de Curitiba, Mariza Bregola de Carvalho, que fez uma colocação muito pertinente para esse momento que atravessamos: “É importante desenvolver ocupações leves. Precisamos criar uma rotina e cumpri-la, pois com ela nos sentiremos mais seguros, produtivos, focados, participativos, resilientes… Precisamos agir, mesmo que seja com pequenas ações dentro da própria casa”.

Quando tudo isso acabar, não poderemos ter perdido o foco das nossas vidas e lembrarmos que mesmo em isolamento podemos ser produtivos.

Isso de ficar fazendo só aquilo que for acontecendo, sem qualquer programação, nos tira o equilíbrio sobre as nossas vidas e deixa um vazio que em poucos dias nada conseguirá preencher.

Para evitarmos isso, podemos criar uma rotina e cada qual vai encontrar a sua. Por exemplo: acordar, fazer exercício físico, arrumar a casa, cozinhar, ler, contar histórias, ver filmes, iniciar algum projeto esquecido pela falta de tempo, conversas em família, criar projetos para o futuro, aprender coisas novas, descansar…

Isso vale para todos, envolvendo cada qual nas atividades individuais e coletivas.

A hora é de tirar o máximo proveito desse momento para crescermos, individualmente e como família. É hora de buscarmos as coisas positivas desse caos.

Se soubermos aproveitar bem o nosso tempo, sairemos disso muito mais maduros e fortificados.

Cuidemos uns dos outros e oremos que Deus cuidará de nós!

 

Psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)

silnn.adv@gmail.com

 

TOPO