Fale com a gente

Arno Kunzler

Do Carnaval e futebol ao agro

Publicado

em

Nas últimas décadas do século passado, o Brasil era conhecido pelo mundo como o país do futebol e do Carnaval.

Nem mesmo nosso imenso território com praias incomparáveis serviu para desenvolvermos um projeto de turismo sólido e rentável.

Nem as tentativas de atrair polos industriais, como automotivo e naval, deram resultado.

Nem as conquistas tão comemoradas pelos governos da época para realizarmos a Copa do Mundo e as Olimpíadas mudaram nossa desconfortável performance no setor.

Mas, aos poucos e sem alarde, surgiu um país com enorme potencial agropecuário.

Em três décadas de estabilidade econômica e com prática de juros mais moderados para investimento e custeio pecuário, o Brasil se transformou numa das maiores potências mundiais no setor de produção de alimentos.

Fomos buscar tecnologia e conhecimento e hoje competimos em qualidade e volume.

Ainda brigamos com os governos pela falta de agilidade alfandegária, pela excessiva burocracia em quase todos os órgãos públicos e pelos enormes gargalos portuários, rodoviários, ferroviários e aéreos.

Não tivéssemos governos tão distantes da realidade brasileira, nossos produtos poderiam render melhores resultados, tanto aos que produzem e comercializam como aos próprios governos.

Mas é de encher nossos olhos e estufar o peito de orgulho o que aconteceu nas últimas três décadas com o nosso AGRO, apesar dos governos.

Se no futebol ficamos para trás, se no Carnaval não conseguimos agregar crescimento econômico, se a indústria não conseguiu competir e se no turismo não soubemos aproveitar o potencial, no agro começamos a empilhar títulos e recordes mundiais.

Se em muitos setores continuamos sendo uma promessa, ou simplesmente o país do futuro, no agro o futuro já chegou e com muita força vai modificando não só a paisagem rural, mas também o desempenho da balança comercial.

Fez surgir cidades no meio da selva, polos econômicos no entorno das regiões produtoras e esperança para milhares de jovens que encontraram no agro uma forma de ganhar dinheiro e dar prosperidade a suas famílias.

 

Arno Kunzler é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul

arno@opresente.com.br

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente