Arno Kunzler
Em que você acredita?
Cresce a cada dia o número de “consultores” ou adivinhadores que desejam provar suas teorias.
As mais importantes questões colocadas nas últimas semanas são o pico da pandemia e o pico da crise econômica.
O que é certo e que todos concordam até o momento é que vamos superar a pandemia, sim, mas com muitas mortes, muitas falências e muito desemprego.
Mas e daí, a economia brasileira vai ser como, se muitas empresas forem à falência e muitos empregados perderem seus empregos?
Eu me atrevo a dizer duas coisas.
Primeiro, a economia vai continuar bem para quem trabalha e se dedica à sua atividade, mesmo aquele que precisar fechar a empresa e mudar de atividade ou aquele que perder o emprego e precisar de nova oportunidade.
O Brasil está cheio de oportunidades e sempre haverá falta de pessoas que queiram trabalhar, melhorar e crescer.
Não é uma boa ideia achar que a crise vem atropelando a economia e que vai matar todo mundo.
Nem é uma boa ideia esperar a crise passar para depois pensar em alguma alternativa.
Não existe no mundo um modelo de negócio 100% eficaz e nem um momento 100% adequado que não dependa do empenho, da dedicação e capacidade de quem o dirige.
Não existe fórmula governamental e nem lei que faça uma pessoa sem iniciativa ou despreparada superar sozinha uma turbulência.
Segundo, não há crise que segure as pessoas empreendedoras e que buscam constantemente algo novo e espaços para explorar.
Quem tem iniciativa e persistência sempre encontra o que e onde fazer.
Ainda que muitas coisas possam mudar, muitas atividades possam passar momentos difíceis, o mundo dos negócios vai estar sempre esperando por novos empreendedores.
Acredite, se para muitos esse é um momento difícil, para outros tantos pode ser a grande oportunidade.
Logo, pode ser que a crise chegue e pode ser que não.
Vai depender de como cada um se comporta diante dos novos desafios, diante das dificuldades impostas e das oportunidades existentes.
Não há manual para dizer o que é certo e o que é errado, não há ninguém que possa garantir que a crise já veio ou se ela ainda vem.
O que é certo, porém, é que as pessoas que acreditam em si, que se dedicam e investem no seu negócio têm menos chance de serem atingidas pelas crises, essa e outras tantas.
Talvez, a palavra-chave hoje seja: acredite!
Arno Kunzler é jornalista e diretor do Jornal O Presente e da Editora Amigos
arno@opresente.com.br