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Elio Migliorança

EMPRESAS OU QUADRILHAS?

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A abordagem deste tema é um alerta aos milhares de usuários de linhas telefônicas que podem estar enfrentando o mesmo problema que enfrento nos últimos 50 dias. A origem está nos contatos feitos pela empresa de telefonia, sucessora da “falecida Telepar”, primeiro a Brasil Telecom e agora a poderosa Oi, tentando me vender um novo plano para minha linha de telefone fixo. Foram mais de dez contatos, tentando me convencer da “generosidade” da concessionária, que só queria meu bem e me oferecia o melhor plano do mundo, onde eu, que pagava uma assinatura mensal de
R$ 39, passaria a pagar R$ 134 mensais. Fiquei emocionado com tamanha generosidade, achei até que a empresa tinha se transformado numa instituição de caridade. Mas, a todas as ofertas a resposta sempre foi um sonoro e musical “não”. Contudo, para meu espanto e indignação, na fatura do mês de setembro descobri que o meu telefone fixo tinha se transformado num passe de mágica em telefone celular e nele foi implantado um plano denominado “promoção Oi conta total light”.
Reagi indignado e começou o caminho do calvário. São aquelas ligações para o conhecido 103 14, onde você é encaminhado para o setor de reclamações e depois para o setor de “divergência de cadastro”. É bom ligar quando você está de folga, porque antes de ser atendido, você ouvirá quase toda a sinfonia de Beethoven, o que devia ser proibido. Ao invés das músicas, devia ser obrigatório rodar uma explicação com o seguinte teor: “Prezado usuário, aguarde. Não somos competentes para atendê-lo imediatamente, então pedimos desculpas pelo tempo que você vai esperar. Obrigado pela compreensão”. Quem te atende depois, nunca tem culpa. Informam que encaminharão a reclamação ao setor competente e que em breve alguém vai entrar em contato. Já tenho uma coleção de protocolos dos contatos, mas solução, nenhuma.
Depois de 50 dias, inspirado no julgamento do mensalão, que tem sido uma verdadeira aula de moral, ética e de como se formam organizações criminosas para lesar a população, entendi o que significa “formação de quadrilha” e passei a acreditar que a empresa em tela montou uma verdadeira quadrilha para lesar o usuário do telefone. Analise: me empurram “goela abaixo” um produto que eu não comprei e que não uso e lançam os custos na minha fatura de telefone. Paguei a primeira fatura porque me garantiram que o plano tinha sido cancelado. Pura mentira. A nova fatura veio tal e qual. Já decidi suspender o pagamento, mas a luta continua. No penúltimo contato feito disseram que o setor de divergência cadastral estava indisponível por 24 horas. No último contato, aquele setor continuava indisponível. Estranho, todos os demais setores estavam bem ativos.  
O próximo passo é uma denúncia do caso à Anatel, uma carta ao Ministério das Comunicações e ao Procon. O fato foi relatado para que todos aqueles que também foram vítimas desta verdadeira quadrilha em que se transformaram certas empresas não desanimem e busquem o seu direito, apesar dos transtornos que isto causa. Só assim construiremos cidadania e os direitos dos cidadãos serão respeitados por todos.

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