Fale com a gente

Silvana Nardello Nasihgil

Enxergue além do que pode ser visto

Publicado

em

“Encontrei o significado da minha vida ajudando os outros a encontrarem o sentido de suas vidas” (Frankl – 1991).

Quando leio essa frase sinto como se fosse escrita para mim.

Cada dia eu tenho mais certeza que podemos dar sentido a muito dos nossos vazios quando nos permitimos partilhar o melhor de nós, quando olhamos para o outro e conseguimos enxergar além do que pode ser visto.

O bem-estar, o consolo, o acolhimento e a escuta, quando oferecidos a quem está fragilizado, traz luz e ânimo de um novo viver a quem já perdeu a esperança dando sentido ao existir.

Lutamos tanto por tantas coisas e esquecemos que o melhor de tudo está dentro de nós. Que a vida precisa ser olhada com mais serenidade, que são nos pequenos detalhes que nos perdemos dos outros e de nós e que são neles também que poderemos encontrar sentido para os acertos que desejamos viver.

Quando buscamos acomodar os nossos sentimentos, quando compreendemos que precisamos fazer o que depende de nós, e aceitar, mesmo não concordando, o jeito de ser do outro e as suas dificuldades, descarregamos o peso de mudar o mundo e começamos a mudar o que precisa em nós.

Só precisamos nos permitir estar disponíveis para sermos pontes, capazes de ligar as nossas vidas àquilo que realmente pode dar sentido à ela.

Porque tudo começa dentro de cada um de nós. Temos uma fonte inesgotável de coisas boas, portanto, precisa chegar uma hora que a gente permita a essa fonte jorrar o melhor de nós.

Sem vitimismo, com um olhar estendido e o coração aberto, vamos descobrir o quanto somos capazes de sermos felizes e estender isso aos outros.

Dentre a infinidade de trabalhos que existe, escolhi ser psicóloga, algo que exige muito de mim, além de estudo, um doar íntimo, alicerçados no desejo intermitente de ser o elo entre a ciência e a vida. Posso dizer, sem dúvida alguma: nesse caminhar encontrei um sentido a mais para acordar todos os dias feliz. Mesmo cansada, muitas vezes, meu coração exulta de alegria ao começar mais um dia e saber que existem pessoas que depositam toda a confiança em mim.

De mãos dadas buscamos ressignificar cada detalhe e a vida vai tomando forma e colorindo devagarinho até florir.

 

Silvana Nardello Nasihgil é psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)

silnn.adv@gmail.com

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente