Copagril
Casa, bem me quer casa

Especial Natal (primeira parte)

Especial Natal

 

Primeira Parte… 

 

Arroz com Cebolas Caramelizadas e Amêndoas em Lascas

 

 

Ingredientes:

 

3 xícaras (chá) de arroz cozido

Casa do Eletricista CÂMERAS

2 colheres de sopa de manteiga

2 cebolas fatiadas finamente (meia lua)

1 xícara de amêndoas laminadas torradas 

Sal e pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparo:

 

Prepare seu arroz como de costume e reserve. Fatie as cebolas em meias rodelas, bem finas. Em uma frigideira grande, derreta a manteiga e refogue a cebola. Deixe em fogo baixo e vá mexendo sempre até que elas caramelizem (ficam com uma tonalidade marrom). Tempere com sal e pimenta do reino. Solte o arroz com um garfo e misture com a cebola caramelizada e as amêndoas torradas.

*Se você não encontrar as amêndoas laminadas e torradas, tire a pele delas em água fervente (escalde e depois retire a pele com a mão, apertando) e depois corte as lascas. Leve ao forno (temperatura média de 200°C) para dourar levemente.

 

 

 

Farofa de Frutas Secas, Cebola Caramelizada e Canela

 

 

Ingredientes:

 

2 colheres (sopa) de manteiga sem sal

1 cebola cortada em meia lua

1 colher (sopa) de açúcar mascavo

2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (chá) de canela

80g de nozes picadas

80g de damascos picados

80g de uvas-passas

80g de cranberries (ou qualquer outra fruta seca)

200g de farinha de mandioca biju

Sal e pimenta a gosto

 

Modo de preparo:

 

Numa panela, em fogo médio, derreta metade da manteiga, junte a cebola e o açúcar mascavo. Deixe a cebola caramelizar até ficar bem dourada, retire da panela e reserve. Na mesma panela, coloque o restante da manteiga com a canela, junte todas as frutas e as nozes, aqueça. Junte a farinha e deixe cozinhar, mexendo sempre para não queimar. Cozinhe até que a farinha fique bem crocante. Adicione a cebola caramelizada à farofa e misture bem. Tempere com sal e pimenta.

 

 

 

Rabanada Assada

 

 

Ingredientes:

 

4 pães franceses

2 xícaras (chá) de leite (ou o suficiente para molhar as fatias de pães)

1 lata de leite condensado

3 ovos batidos

1 pitada de canela

Açúcar a gosto

 

Modo de preparo:

 

Corte os pães em fatias médias. Em um refratário, misture o leite com o leite condensado e mergulhe as fatias de pão, até que elas estejam bem molhadinhas. Em outro refratário, bata os ovos e coloque uma pitada de canela. Passe as fatias molhadas de leite nos ovos batidos. Em uma assadeira, sobreponha os pães e leve ao forno preaquecido a 180ºC até dourar. Ao retirar do forno, polvilhe com canela e açúcar.

 

 

 

 

Terrine de Palmito

 

 

Ingredientes:

 

8 folhas de gelatina em folha incolor (ou duas embalagens de gelatina incolor em pó)

220ml de leite integral

2 vidros de palmito em conserva, cortado em cubos médios 

4 xícaras (chá) de ricota esfarelada

2 colheres (sopa) de azeite extravirgem 

2 colheres (chá) de sal

Pimenta do reino moída, cebolinha picada, a gosto

 

Modo de preparo: 

 

Coloque as folhas de gelatina em uma tigela grande e cubra com água. Deixe hidratar por aproximadamente dez minutos. Retire as folhas de gelatina hidratada da água e coloque-as em um recipiente. Leve ao micro-ondas por 20 segundos, tempo suficiente para somente dissolver a gelatina. Não é necessário adicionar água. Misture o leite à gelatina e reserve. Em um recipiente, coloque o palmito, a ricota esfarelada, cebolinha picada, temperos, sal e o leite com gelatina. Pincele um pouco de óleo em uma forma de bolo inglês ou uma forma própria para terrines (25 ou 30cm). Forre a forma com filme plástico e deixe sobras de três dedos para todos os lados (para depois cobrir a terrine). Despeje todos os ingredientes na forma. Dobre as sobras de filme plástico e cubra toda a superfície da terrine. Leve para a geladeira por no mínimo cinco horas.

 

 

 

 

TOPO