Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Estudo aponta mais de 7,4 mil obras inacabadas no país

Publicado

em

Obras paralisadas
Estudo da Câmara Brasileira da Indústria da Construção aponta mais de 7,4 mil obras inacabadas no país, o que representa R$ 140 bilhões que deixam de ser aplicados na geração de empregos. Mais de 4,6 mil são obras do PAC, 20,8% deles são de creches e pré-escolas. O estudo projeta que a retomada das obras pode gerar 500 mil empregos.

Lipski no  BRDE
O Banco Central aprovou o nome do advogado Wilson Bley Lipski como representante do Paraná no BRDE. Lipski assumirá o lugar do ex-governador Orlando Pessuti. Lipski já atuou como superintendente do Paranacidade, secretário estadual do Desenvolvimento Urbano e conselheiro da Agência de Fomento do Paraná.

Estado inovador
“Obrigado Paraná! O meu compromisso de tornar o nosso Estado cada vez mais inovador continua firmado. Este é só o começo de um grande trabalho que faremos juntos”. Do governador Ratinho Junior ao comentar a pesquisa em que recebeu 78,4% de aprovação dos paranaenses. O levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta ainda que somados os conceitos ótimo (15,9%), bom (43,6%) e regular (26,2%) a avaliação positiva de Ratinho Junior sobe para 85,7%.

Defensivos agrícolas
“Infelizmente, podem querer tapar o sol com a peneira, mas sem defensivos agrícolas não existe a mínima possibilidade de produzirmos o que conseguimos no país”, disse do deputado Pedro Lupion (DEM-PR) após acompanhar a audiência pública com a ministra Tereza Cristina (Agricultura) sobre o uso de defensivos agrícolas nas lavouras.

Adapar
Lupion lembrou da criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná como forma de acelerar o desenvolvimento e a liberação de defensivos aprovados por regras brasileiras. “A regra que passamos a adotar foi a mais pura e simples: se aprovado pelo Ministério da Agricultura, fica aprovado no Paraná, pelo grau de confiança que há nos estudos feitos na Agricultura, no Meio ambiente e na Saúde no governo federal”.

Smart Copel
A Copel centralizou todas as suas unidades de operações e serviços que ficavam no interior, agora no polo Smart Copel no bairro Novo Mundo, em Curitiba. Com três mil metros quadrados e 100 funcionários, o novo centro integrado de operações e serviços aplica o que há de mais avançado em tecnologia para atender o futuro do sistema elétrico, como redes inteligentes e sistemas de armazenamento e geração distribuída.

Agência modelo
No local também funciona uma agência modelo de atendimento presencial ao consumidor, com sistemas automatizados de atendimento, triagem para atendimentos simples ou complexos, acesso à internet sem-fio e ambiente de espera em um amplo espaço localizado a uma quadra do terminal de ônibus do Capão Raso.

Compensação do ICMS
A Lei Kandir, que dispõe sobre o ICMS dos Estados, foi tema de audiência pública da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. A recompensação aos Estados e a regulamentação da lei são aguardadas há mais de 20 anos. “É o Congresso que precisa dar uma resposta aos entraves que hoje prejudicam Estados e municípios. A possibilidade de revogação desta lei não deveria nem ser uma alternativa”, afirmou o deputado Sérgio Souza (MDB), presidente da CFT e autor do requerimento que convocou a audiência pública sobre o tema.

Acordos de leniência
A Assembleia Legislativa aprovou requerimento do deputado Romanelli (PSB) em que pede informações à procuradora-geral do Estado, Letícia Ferreira, e ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, se o “Estado figura como parte nos acordos de leniência feitos pelo Ministério Público Federal e as concessionárias Rodonorte e Viapar”. E também se “a duplicação da BR 376, em seus 90 quilômetros, foi incluída no acordo de leniência realizado entre o MPF e a Rodonorte”.

 

Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br  

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente