Coluna ADI-PR

Exame do governador Ratinho Junior dá negativo para coronavírus

Sem corona

O governo do Paraná informou que exames laboratoriais realizados pelo governador Ratinho Junior deram resultado negativo para a presença do coronavírus. O teste realizado pelo diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, também foi negativo.

Casa do Eletricista – Clorador Agosto

 

(Foto: Divulgação)

 

Terminal Intermodal  

A prefeitura de Maringá inaugurou na semana passada o novo terminal intermodal. O espaço conta com seis plataformas, totens identificando nomes e números das 66 linhas de ônibus. O terminal tem 22,3 mil m², por onde circularão 30 mil usuários todos os dias. A segurança, 24 horas, conta com 58 câmeras convergindo imagens para um centro de monitoramento. A Guarda Municipal e Polícia Militar reforçam patrulhamento no entorno.

 

Multa

Um projeto de lei, articulado do vereador Professor Niero (PV), prevê multa de R$ 1 mil para donos de imóveis flagrados com focos do mosquito da dengue em Maringá. A proposta passou a tramitar em regime de urgência na Câmara de Vereadores. Segundo boletim da Secretaria Estadual de Saúde, a cidade tem 2.281casos confirmados por dengue e sete mortes em razão da doença.

 

Trocas de siglas  

A janela partidária tem deixado muitos vereadores em dúvida de para onde ir. Não por falta de opção, mas por excesso dela. A troca de siglas poderá ser feita até o dia 03 de abril. Cidades como Cascavel têm metade dos vereadores em transição de partido. Entre as trocas, os partidos que se destacam são MDB e PSC – do partido do prefeito Leonaldo Paranhos, que vai disputar a reeleição.

 

PSB e PDT juntos

O PSB e o PDT anunciaram uma aliança nacional para as eleições municipais de outubro. O acerto já foi feito em São Paulo, onde o ex-governador Márcio França (PDT) será candidato a prefeito com o apoio do PSB. Tem quer ver como vão ficar as coisas no Paraná. Em Curitiba, os pré-candidatos são os deputados Gustavo Fruet (PDT) e Luciano Ducci (PSB).

 

Pato Futsal

O deputado Luiz Fernando Guerra (PSL) apresentou projeto de lei que declara a equipe do Pato Futsal de utilidade pública estadual. “É fundamental atrair investimentos privados e parcerias com instituições que engrandecer o nome de Pato Branco através do esporte, buscando divulgar, promover e resgatar a tradição do futsal da cidade que se tornou uma referência do futsal paranaense pelas inúmeras conquistas de suas equipes a nível estadual e nacional”.

 

É golpe?

O ministro Luiz Fux, do STF, liberou o curso batizado de “Golpe de Estado de 2016, conjunturas sociais, políticas, jurídicas e o futuro da democracia no Brasil.” O projeto foi desenvolvido pelo professor Alexandro Martins Prado, da Universidade estadual do Mato Grosso do Sul. O curso estava sob suspensão por decisão da 2 Vara Cível de Paranaíba (MS), alegando que tratava-se tão somente sobre o processo de impeachment de Dilma Rousseff.

 

Ex-presidenta

O STF rejeitou dois recursos da ex-presidente Dilma Rousseff que ainda tentavam anular o impeachment. Os ministros entenderam que a ação perdeu objeto. Isso porque, com o fim do mandato em 2018, não haveria como devolver a presidência à petista. A anulação do impeachment não faria Dilma voltar à presidência, mas para a petista a questão é importante para encerrar o debate sobre os direitos políticos.

 

Cartão Futuro

O Paraná  lançou o Programa “Cartão Futuro”, que está previsto para iniciar os serviços no início de abril. O programa incentiva a abertura de vagas de trabalho para 20 mil jovens de 14 a 18 anos carentes. “Queremos incentivar às micro e pequenas empresas a ampliar a contratação de jovens com idade entre 14 e 24 anos na condição de aprendiz, priorizando inicialmente a contratação de diversos jovens de 14 a 18 anos”, diz Ney Leprevost, secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

 

Na frente

Dados do IBGE mostram que entre os estados brasileiros o Paraná está na 4a posição na geração de empregos formais. São mais de 50 mil vagas de empregos em 2019. Esse foi o melhor resultado do Paraná em seis anos. Entre as categorias que mais empregaram quem lidera o ranking é o setor de serviços, com cerca de 32 mil contratações formais, na sequência vem o comércio e a construção civil.

 

Prevenção

O prefeito Marcelo Belinati (PP) anunciou ações que vai tomar para prevenir o coronavírus em escolas de Londrina. As escolas vão receber kits de prevenção, com álcool gel, sabonete, lenços descartáveis. Professores receberão kit específico e também passarão por curso de capacitação. Belinati descartou mudanças no calendário escolar por hora. “Não é preciso o pânico, mas vamos fazer alterações se necessário”, disse.

 

Prevenção II

Os governos do Argentina, Bolívia, Paraguai e Peru anunciaram o cancelamento de todos os voos procedentes da Europa, visando conter a propagação do novo coronavírus.

 

Acupuntura Urbana

Editores do livro de Jaime Lerner, “Acupuntura Urbana”, em nova edição, adiaram o lançamento. A decisão preventiva, como sugerido pela OMS e demais órgãos de saúde, é para evitar a transmissão do coronavírus que já tem cinco casos confirmados em Curitiba. Logo será divulgada a nova data, a depender da conjuntura e do coronavírus. O livro está à venda na Livraria da Vila.

 

Ponto de Equilíbrio

O presidente nacional do MDB, deputado Baleia Rossi (SP) apresentou apresentou o novo slogan do partido, a ser usado na campanha para atrair filiados. O atual “A força que move o Brasil” será substituída por “#PontoDeEquilíbrio”.

 

Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

TOPO