Fale com a gente

Silvana Nardello Nasihgil

Falta de gratidão

Publicado

em

Ontem, mais do que nunca, eu pensei sobre a gratidão, pois o meu coração estava transbordante desse sentimento. Não essa gratidão que se repete como um mantra, mas a gratidão do coração preenchido de alegria, acariciado e pleno.
Pensava em como tem gente que não sabe ser grato(a) por nada, sempre dando a impressão de que os atos de carinho, doação e amor são atitudes que os outros têm a obrigação de fazer e, portanto, não é necessário ser agradecido.
Existem pessoas, que por mais que se faça, nunca sabemos se estamos fazendo a coisa certa, gente que age de forma tão neutra em relação a tudo que paralisa as pessoas ao seu redor. Em contrapartida, existem os que são gratos pelos mínimos detalhes, que têm um coração tão grande e generoso que não economizam em dizer como se sentem, gente de alma nobre que conhece a arte da vida e a felicidade de conviver. Esses são seres de luz, gente que todo mundo quer ter por perto, pois nos pequenos gestos ajudam a saber quando estamos no caminho certo.
O triste e difícil de conviver é com aqueles que por falta de humildade, educação, vergonha ou seja lá o que for, não sabem ser gratos por nada, deixando por onde passam um vazio típico de quem tem medo de ser feliz.
Portanto, é preciso lembrar que ninguém precisa ser vítima das dificuldades internas dos outros, quem não sabe que é necessário agradecer está se recusando a experimentar um dos mais nobres sentimentos e atitudes, e está empurrando as pessoas para longe de si.
A vida precisa da leveza dos que sabem amar, se doar, se permitir, arriscar, reconhecer o outro e ser grato. Quem acha isso uma besteira está se recusando a aprender que viver é um dar para receber, que a reciprocidade é quem faz as pessoas ficarem umas na vida das outras, partilhando o prazer de caminharem lado a lado.
A gratidão é uma atitude linda e nobre, vem dos corações que sentem o toque na alma e sabem dizer o quanto isso lhe faz feliz. Ela serve para dizer ao outro: sim, você está no caminho certo, fazendo a coisa certa e isso me faz bem!
Que a gente aprenda a exercitar esse nobre sentimento sem esperar grandes coisas para agradecer. Que sejamos gratos todos os dias, o tempo todo, por tudo o que fazemos e recebemos e a cada pessoa que convive conosco ou que cruzar o nosso caminho.
Que saibamos ser gratos a Deus, silenciar a nossa alma para ouvir a Sua voz, aprendendo cada dia mais a expressar em palavras e atitudes aquilo que preenche o nosso coração.
Desejo a todos um dia abençoado e o coração cheio de amor e gratidão pelos detalhes da vida. Obrigada por estarem aqui me fazendo companhia onde, juntos, exercitamos e aprendemos mais sobre a arte de viver.

Psicóloga clínica com formação em terapia de casal e familiar (CRP – 08/21393)
silnn.adv@gmail.com

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente