Copagril – Sou agro com orgulho
Coluna ADI-PR

Foz do Iguaçu é a cidade que mais realiza exames RT-PCR no Brasil

Exames covid

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) destacou que Foz do Iguaçu é a cidade que mais realiza exames RT-PCR no Brasil, com base per capita. “Os exames são essenciais para detectar cedo a doença e com isso evitar novos contágios. A parceria com as instituições de ensino e o apoio do governo do Estado possibilitou fazer  mais de 47 mil exames”, disse Brasileiro em transmissão pelo facebook.

Casa do Eletricista – Temporizador Jardim

 

Segundo turno

Ponta Grossa é a única cidade brasileira a ter o segundo turno disputado entre duas mulheres. Os eleitores de Ponta Grossa vão escolher neste domingo (29) a próxima prefeita do município. De acordo com o TRE-PR, 239.611 eleitores estão aptos a votar e eleger a próxima representante do poder executivo municipal. O segundo turno terá como candidatas a atual vice-prefeita, Professora Elizabeth (PSD) e a deputada estadual Mabel Canto (PSC).

Ponta Grossa é a única cidade brasileira a ter o segundo turno disputado entre duas mulheres. (Foto: Arte/RPC)

 

Pagamento antecipado

O prefeito de União da Vitória, Santin Roveda (PL) anunciou a antecipação do pagamento dos salários de novembro aos 1.280 servidores municipais e recebeu uma série de elogios nas redes sociais. “Prefeito que solta pagamento na black friday, nem é prefeito. É anjo”, diz um dos comentários na página do prefeito no facebook. Normalmente, os salários dos servidores são pagos até o quinta dia útil de cada mês. A folha de pagamento da prefeitura alcança cerca de R$ 5 milhões.

 

Corrupção eleitoral

O Ministério Público do Paraná e a Polícia Federal realizaram em Quedas do Iguaçu a Operação Cibus, que apura compra de votos por parte de candidatos a prefeito da cidade. O MP-PR recebeu informações de que houve oferta de combustível a eleitores. Quatro postos de combustível foram alvo de ações de busca e apreensão. O ato, se confirmado, caracteriza crime de corrupção eleitoral, ou ainda, prática de crime eleitoral.

 

Bandeira amarela

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (Democratas), informou que em decorrência do aumento de casos positivos da covid-19 a prefeitura está reforçando medidas de controle da covid-19 por meio de um novo decreto. O novo decreto têm duração de sete dias. A bandeira adotada a partir desta sexta-feira (27) é a  laranja, sinalizando risco médio. Greca disse que vai intensificar a fiscalização no comércio e ampliar o atendimento com a implantação de novos leitos de UTI.

 

Nova diretoria

Sociedade Rural do Norte Pioneiro elegeu sua nova diretoria. A Assembleia foi realizada na Casa do Criador em Santo Antônio da Platina e elegeu como presidente Bruno Almeida, primeiro vice-presidente Luis Januário e segundo vice-presidente Frans Loman. O mandato é de três anos. A sociedade rural reúne os pecuaristas e produtores da região, realiza anualmente atividades como leilões, produção e realização da Efapi e faz a defesa dos interesses do agronegócio na região.

 

Cooperativas de Transporte

O Sistema Ocepar promove, no dia 1º de dezembro, o Fórum de Dirigentes das Cooperativas de Transporte do Paraná. O evento será realizado virtualmente, a abertura será ministrada pela diretoria executiva da entidade e pelo coordenador estadual do ramo transporte, Marcos Antonio Trintinalha. Também estarão em pauta temas como a frota verde, RNTRC Digital, Manual Contábil, Tributário e Operacional, reforma tributária e o Encontro Nacional do Ramo Transporte.

 

Centro do Idoso

Palmas vai ganhar o primeiro Centro da Saúde do Idoso. A estrutura funcionará como um centro médico exclusivo para a terceira idade. O investimento total é de R$ 835.190,80, com recursos do Tesouro do Estado e contrapartida municipal. “Os idosos encontrarão neste centro médico um ambiente preparado, com atendimento exclusivo. É uma estrutura completa com o objetivo de que os idosos do Paraná tenham uma qualidade de vida maior”, destaca o governador Carlos Massa Ratinho Junior.

 

Mais influentes

Na última classificação, publicado pelo periódico Plos Biology Journal, que traz o ranking dos pesquisadores mais influentes do mundo, um dos nomes em destaque na lista de principais cientistas na área das Ciências Biológicas foi o da professora Rubiana Mara Mainardes, do Departamento de Farmácia da Unicentro. O trabalho desenvolvido por Rubiana é voltado à nanotecnologia farmacêutica, que é a aplicação da nanotecnologia no desenvolvimento de medicamentos.

 

Expectativa de vida

Expectativa de vida dos brasileiros está em 76,6 anos. Dados do IBGE mostram que a expectativa de vida dos homens passou de 72,8 para 73,1 anos e a das mulheres foi de 79,9 para 80,1 anos. Entre as unidades da federação, a maior expectativa de vida foi verificada em Santa Catarina (79,9 anos), com 3,3 anos acima da média nacional, e a menor, no Maranhão (71,4 anos). Já a menor taxa de mortalidade infantil foi a do Espírito Santo (7,8 por mil) e a maior, no Amapá (22,6 por mil).

 

Quem decide

O presidente Jair Bolsonaro reclamou, em sua live semanal, da dificuldade de nomear reitores para universidades e institutos federais. “Cada vez mais estou sem poder de decidir”, disse. Em outubro, o Partido Verde moveu uma ação no STF para obrigar o governo federal a nomear para o cargo de reitor o candidato mais votado dentro das consultas internas das instituições. Bolsonaro defende seu direito de escolher um nome da lista tríplice indicada pela comunidade acadêmica.

 

Quem decide II

Em manifestações enviadas ao Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado, a Advocacia Geral da União (AGU) e o Ministério da Educação (MEC) se manifestaram contra a obrigatoriedade de o presidente da República ter de escolher o candidato mais votado para o cargo de reitor de universidades federais. O tema será analisado pela suprema corte em uma ação movida pela Rede Sustentabilidade.

 

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

TOPO