Copagril
Casa, bem me quer casa

Galette de Abóbora Cabotiá

Ooiii!! 

Quem acompanha, o blog ou a página Cozinha da Marla no facebook, sabe que a abóbora Cabotiá é uma constante em minhas receitas. Eu simplesmente a adoro!
Seja num simples refogado, assada, em calda, salada… Como for, acho ela uma linda, super versátil e saborosa.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

No feriado do dia 07 de setembro, eu preparei uma Galette (outra constante na cozinha). Eu não consigo nem descrever, o quanto ficou de-li-cio-so! Frio ou quente, ficou di-vi-no!!
Essa Galette (torta aberta), eu fiz a massa integral. E o recheio fiz com abóbora Cabotiá assada, sálvia e tomatinho grape. Super simples, porém deliciosa.
Essa massa rende duas Galettes. A outra parte da massa, está guardada, quero fazer uma doce. Que vai pro blog também. 🙂
Vambora, fazer?!

Galette de Abóbora Cabotiá

Massa:

120g farinha de centeio
120g de farinha de trigo
1 colher (chá) de açúcar
½ colher (chá) de sal
175g de manteiga sem sal, gelada e em cubinhos
1 colher (chá) de vinagre de vinho branco
7-8 colheres (sopa) de água bem gelada

Recheio:

08 fatias de abóbora Cabotiá assada (com sal e pimenta)
Folhas de sálvia ou espinafre
Tomate grape ou cereja

Comece pela massa: coloque as farinhas, o sal e o açúcar no processador de alimentos e pulse para combinar. Junte a manteiga e pulse até que a mistura pareça farofa grossa. Junte o vinagre e metade da água e pulse até que uma massa comece a se formar – junte mais água se necessário, mas faça isso aos poucos. Forme uma bola com a massa, embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora.
Desembrulhe a massa e abra-a com um rolo sobre uma superfície levemente enfarinhada até obter uma forma ovalada de aproximadamente 20x28cm – não se preocupe se a massa ainda estiver se esfarelando um pouco, ela vai se tornando mais homogênea conforme você passar o rolo.
Dobre a massa como se fosse uma carta (leve o terço de baixo até o meio, depois dobre o terço de cima sobre o de baixo). Abra novamente com o rolo formando uma forma de 20x28cm e dobre novamente como se fosse uma carta. Abra mais uma vez com o rolo até obter uma forma ovalada de 20x28cm e dobre como uma carta uma última vez. Embrulhe em plástico e leve à geladeira por pelo menos 1 hora ou de um dia para o outro.

Quando estiver pronto para fazer as tortas, coloque cada metade de massa sobre um pedaço de papel manteiga e abra com o rolo até obter um círculo de aproximadamente 25cm. Transfira cada papel com massa para uma forma de beiradas.

Torta salgada: fazer um purê com a abóbora e misturar a sálvia ou o espinafre picados.
Pincelar a massa (eu esqueci na minha). Arrumar o purê no centro da massa e cubra com um pouco de queijo ralado e os tomatinhos. Com cuidado, vá dobrando a massa sobre parte do recheio. Coloque a torta no freezer por 30 minutos – enquanto isso, pré-aqueça o forno a 180°C.
Asse por 35-40 minutos ou até que as tortas dourem bem. Ambas são deliciosas tanto mornas quanto em temperatura ambiente.

TOPO