Fale com a gente

Coluna ADI-PR

Governo do Paraná deve começar a liberar presença de torcida nos estádios em agosto ou setembro

Publicado

em

Vai de torcida!

Com a queda no número de casos fatais e de infectados pelo coronavírus nas últimas semanas, o Governo do Paraná deve começar a liberar a presença de torcida nos estádios do Paraná em agosto ou setembro, em um primeiro momento com até no máximo 50% da capacidade, assim como fizeram alguns países europeus fizeram durante a Eurocopa. O chefe da Casa Civil, Guto Silva, sinalizou a provável liberação de torcida nos estádios.

 

Ampla defesa

O líder do governo na Câmara, deputado Ricardo Barros (Progressistas-PR), divulgou um vídeo no domingo (04) criticando a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid do Senado Federal. Ele pede ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a data marcada para seu depoimento na comissão para se defender das acusações.

 

Ampla defesa II

“Fui convidado para estar lá dia 08 de julho, aceitei o convite e foi desmarcada a minha fala sem nenhuma justificativa. A CPI não pode sequestrar a minha honra e de qualquer um que seja. Peço ao Supremo Tribunal Federal que garanta que eu possa defender a minha honra e dizer que não tenho nada a ver com Covaxin e ajo em interesse do Brasil. Peço aos senadores que aceitem a oportunidade de me defender”, disse Ricardo Barros.

 

 

CPI da Covid

A CPI da Covid no Senado vota hoje (06) a quebra dos sigilos bancário e telefônico de pessoas apontadas com suposto envolvimento em irregularidades na negociação de vacinas pelo Ministério da Saúde. Os parlamentares também vão ouvir nesta semana Roberto Dias, ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde.

 

Horário de verão

O deputado federal Paulo Eduardo Martins (PSC) encampou a luta pela volta do horário de verão, encerrado em 2019, no primeiro ano da atual gestão. Na época, o parlamentar se colocou contrário à medida. “Não faz o menor sentido trocar a luz do sol do fim do dia, quando se tem liberdade, para o início da manhã, quando se tem apenas obrigações”, disse Paulo Martins.

 

Energia

As Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e as Centrais Geradoras Hidráulicas (CGHs) vêm ganhando espaço no sistema elétrico nacional. A PSHs e CGHs respondem por apenas 3,5% da matriz energética brasileira. Trata-se de um sistema de baixo custo de instalação e menor impacto ambiental ainda subutilizado, no entanto, isso pode mudar, principalmente no Paraná, que é um dos Estados com maior potencial nessa área. A expectativa é que este mercado cresça em ritmo acelerado.

 

Na defesa

O juiz Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, negou ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ter atuado com parcialidade na Operação Lava-Jato e desafiou o advogado Nythalmar Dias Ferreira Filho a apresentar provas contra ele. Em acordo de delação premiada fechado com a Procuradoria Geral da República, Nythalmar acusou Bretas de negociar penas, orientar advogados, investigar, combinar estratégias com o Ministério Público, direcionar acordos, pressionar investigados, manobrar processos e até trabalhar para influenciar o resultado das eleições.

 

Nasa

A professora Marcella Scoczynski, do campus Ponta Grossa da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), foi selecionada em programa da National Aeronautics and Space Administration (Nasa) para atuar no projeto de pesquisa que estuda a origem dos ventos solares e seu impacto na Terra. “É um orgulho muito grande poder representar o meu país em um projeto tão desafiador e compartilhar o meu conhecimento com pessoas incríveis”, enaltece Marcella.

 

In memoriam

Morreu na noite de sábado (3) o presidente do Coritiba, Renato Follador, vítima de Covid-19, aos 67 anos. Ele estava internado em decorrência da Covid na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde o início de junho, tendo uma piora no quadro nas últimas 24 horas. O Coritiba postou nas redes sociais uma mensagem lamentando o falecimento de Follador e escreveu que “é um momento de união e força a todos os familiares, amigos e a nação coxa-branca”.

 

Média móvel

Com média móvel de casos de 49.887, o Brasil apresentou a menor taxa desde 24 de fevereiro, quando o número era de 49.338. O índice de domingo (04) foi, também, 32,21% menor que o registrado há duas semanas, o que indica que, após intenso período com frequentes altas no primeiro semestre, o quadro epidemiológico do país começa a mostrar melhoras. O Brasil também apresenta, há uma semana, cenário de queda no número de vítimas fatais da pandemia.

 

Saldo positivo

O Paraná fechou os primeiros cinco meses do ano com o melhor saldo na geração de empregos desde 2011, além do segundo melhor resultado para maio no mesmo período. Entre janeiro e maio de 2021, foram criadas 103.432 vagas com carteira assinada no Estado. Além dos melhores cinco meses, o Paraná já tinha conquistado o melhor resultado histórico no primeiro trimestre e no primeiro quadrimestre do ano.

(Foto: Gilson Abreu/AEN)

 

Melhor tempo

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) obteve o melhor tempo no país para a abertura de empresas no mês de junho. Para a abertura de empresas em junho deste ano, os 5.467 empresários que protocolaram seus pedidos levaram em média um dia e dez horas para concluir o processo. “A Jucepar é hoje modelo no Brasil no registro mercantil. Essa conquista só foi possível com a ajuda da tecnologia da informação e pelo trabalho de todos os nossos colaboradores e parceiros a quem agradeço imensamente”, diz o presidente Marcos Rigoni.

 

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente