Copagril
Coluna ADI-PR

Governo Ratinho Junior é aprovado por 75,1%

Ratinho aprovado

Levantamento do Instituto Paraná Pesquisas aponta que o governo de Ratinho Junior é aprovado por 75,1% dos curitibanos. Considerando os conceitos ótimo (13,2%), bom (43%) e regular (26%), a avaliação positiva sobe para 82,2%. O instituto entrevistou 904 eleitores entre os dias 16 e 20 de março. A margem de erro de 3,5% e o grau de confiança, de 95%.

Casa do Eletricista LORENZETTI

 

Ritmo intenso

“Estamos fazendo uma administração dinâmica, que busca reduzir gastos com a máquina para atender às necessidades da população, e a sociedade está enxergando este novo jeito de governar. Isso aparece na avaliação da gestão. Vamos manter um ritmo intenso de trabalho”, diz Ratinho Junior sobre a pesquisa em Curitiba.

 

Carne bovina

O Paraná bateu recorde de produção de carne bovina em 2018. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Estado produziu 350 mil toneladas da proteína vermelha, aumento de 12% frente ao ano anterior em volume e no número de abates, que totalizou 1.441.473 cabeças. A quantidade de carne produzida representa quase 11 mil toneladas a mais que o recorde anterior, de 2010, que apresentou 338,5 mil toneladas.

 

Aliança do Pacífico

O Brasil e o Chile prometem intensificar a aproximação entre o Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) e a Aliança do Pacífico (Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Peru) para uma área de livre comércio. A partir de julho, o Brasil exercerá a presidência do Mercosul e Chile estará à frente da Aliança do Pacífico.

 

Ajuda a Estados

O Senado vai tomar a dianteira e articular uma pauta de ajuda aos Estados com medidas para evitar uma crise nas contas dos governos. Enquanto a reforma da Previdência tramita na Câmara, o Senado vai discutir com governadores e a equipe econômica uma saída para o desequilíbrio financeiro dos Estados, que ameaça o pagamento de salários dos servidores e a oferta de serviços públicos, como educação, saúde e segurança.

 

Paraná na frente

Dos 26 Estados e Distrito Federal, 15 têm as contas em condição entre razoável e muito boa, conforme indica um levantamento da RC Consultores. A partir de um conjunto de dez indicadores, foi montado um ranking de saúde financeira, liderado por Paraná e Pará. Os dois Estados aparecem no topo do ranking por já terem equacionado o endividamento e os gastos com pessoal.

 

Reforma

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados começa a analisar a PEC da reforma da Previdência nesta terça-feira (26), ao ouvir o ministro da Economia, Paulo Guedes. Na quinta-feira (28) os deputados do colegiado vão debater o texto com juristas.

 

Redução de partidos

O senador Oriovisto Guimarães (Pode) apresentou três projetos na Câmara Alta. A PEC da Segunda Instância estabelece como regra a execução da pena após condenação de órgão colegiado; o projeto de lei que estabelece a responsabilidade compartilhada dos servidores públicos e dos governantes; e a PEC que diminui o número de partidos com representatividade no Congresso Nacional até 2030.

 

Pacote de obras

É esperado para o começo de abril o anúncio pelo governador Ratinho Junior do pacote de obras rodoviárias em todas as regiões do Estado e que prevê um investimento que pode passar de R$ 1 bilhão.

 

Segurança

A bancada da segurança vai trabalhar de forma conjunta projetos que serão apresentados na área na Assembleia Legislativa. São nove deputados da bancada: Coronel Lee (PSL), Delegado Fernando (PSL), Subtenente Everton (PSL), Soldado Adriano José (PV), Delegado Jacovos (PR), Soldado Fruet (Pros), Delegado Recalcatti (PSD), PF Márcio Pacheco (PDT) e Delegado Francischini (PSL).

 

Da Redação ADI-PR Curitiba

Coluna publicada simultaneamente em 22 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

TOPO