Ecoville – Maior rede de limpeza
Coluna ADI-PR

Guto Silva cuidará das alianças e dos candidatos que terão apoio do governador nas eleições municipais

Pedido de Ratinho

O governador Ratinho Junior delegou ao seu chefe da Casa Civil, deputado Guto Silva, a articulação política sobre as eleições municipais deste ano. Guto, além de todo o trabalho no Governo do Estado, cuidará das alianças e dos candidatos que terão o apoio do governador. O trabalho de articulação política de Guto se dará de Curitiba a Jardim Olinda, a menor cidade do Paraná.


(Foto: Divulgação)

Casa do eletricista PRESSURIZADORES

Sem exame
O presidente Jair Bolsonaro criticou o projeto de lei aprovado na CCJ do Senado que exige exame toxicológico para a posse ou porte de arma de fogo. “Meu Deus do céu, tem que infernizar a vida de quem está fazendo a coisa errada, não de quem quer fazer a coisa certa. Quem quer comprar uma arma não é para fazer besteira. [Para] fazer besteira ele vai aí para o câmbio negro, um lugar qualquer”, afirmou.

Crimes de trânsito
A deputada Christiane Yared (PL) tratou com o ministro Sergio Moro (Justiça e Segurança) do projeto de lei que pune o condutor que praticar e divulgar imagens cometendo crimes de trânsito como rachas. “Já protocolei o projeto de lei que dispõe sobre a pena e a suspensão do direito de dirigir para quem praticar e divulgar imagens cometendo infrações de trânsito consideradas gravíssimas”, disse a deputada ao ministro.

Publicizar
A CCJ do Senado aprovou projeto de lei que permite a publicação na internet de multas e pontos de trânsito. As informações devem estar disponíveis na internet. A ideia é permitir a ampla defesa e também auxiliar os motoristas a tomarem consciência de seus atos.

Cida e Osmar

A ex-governadora Cida Borghetti desfilou carisma e simpatia em São José dos Pinhais. A convite do ministro Osmar Terra (Cidadania), Cida participou da entrega de 222 carros e 15 micro-ônibus para Apaes em 167 cidades. O evento teve a presença da primeira-dama Michelle Bolsonaro e da ministra da Mulher e dos Direitos Humanos, Damares Alves, do governador Ratinho Jr e de vários deputados federais.

Reforma tributária

O Senado vai criar uma comissão mista para discutir a reforma tributária, após impasse envolvendo o tamanho do colegiado. O acordo – dos presidentes do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), e da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), – prevê a indicação de 20 deputados e 20 senadores para integrar a comissão que será constituída até a semana que vem.

Perimetral Leste
O deputado Giacobo (PL) afirma que as obras do 15 km da Perimetral Leste – que vai ligar a BR-277 à segunda ponte entre o Brasil e o Paraguai – vão começar em outubro e serão entregues em 2022 junto com a ponte. “O projeto prevê três trevos, três rotatórias e custará R$ 140 milhões, através de recursos da Itaipu Binacional”, adianta o deputado.

Estelionato

O Departamento de Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados alertou nos gabinetes que vários parlamentares foram alvos de tentativas de estelionato, envolvendo falsos convites  para festas e outros eventos, via WhatsAapp. A orientação é que não seja realizada qualquer transação bancária, não clicar em links recebidos em texto. E nem fornecer a terceiros códigos recebidos no celular.

Plano B do MDB
O advogado e jornalista Ogier Buchi pode ser o plano B do MDB na disputa da Prefeitura de Curitiba em outubro. Buchi e o presidente estadual do MDB, João Arruda, ficaram próximos nas eleições de 2018. E desde que o jornalista José Datena anunciou seu ingresso ao MDB, com aval do presidente Jair Bolsonaro, a coligação Aliança pelo Brasil e MDB ganhou força nas Capitais.

Aval nacional

Tudo depende da autorização das direções nacionais dos dois partidos. Ogier Buchi pode ser candidato a prefeito ou a vice-prefeito na chapa que poder ter João Arruda no cargo majoritário. A provável aliança também depende se o Aliança pelo Brasil conseguir as assinaturas necessárias para o registro no TSE. Caso contrário, o advogado também sinaliza que pode se filiar ao MDB se tiver respaldo do partido de Bolsonaro.

De suma importância
“A Assembleia tem tido um papel fundamental na modernização do Estado para que possa ser mais ágil e que possa melhorar a vida das pessoas. Aqui em público, com o presidente Ademar Traiano que representa todos os deputados, quero agradecer todos os deputados que têm compreendido e feito de forma rápida todas essas implantações que estão transformando o Paraná”. Do governador Ratinho Junior no Show Rural.

Internacional
O governo federal prepara MP para permitir que empresas estrangeiras disputem licitações e sejam fornecedoras da União sem a necessidade de uma filial brasileira. A instrução normativa já está sendo preparada e estima que a medida seja publicada em março e comece a valer até maio. Também entram na lista serviços de consultoria, limpeza e vigilância.

Artista de Maringá

Um dos mais importantes representantes da arte contemporânea nacional, o maringaense Paolo Ridolfi será recebido na Assembleia Legislativa do Paraná na segunda-feira (10), quando vai receber o título de cidadão benemérito do Estado do Paraná, por proposição da deputada Maria Victoria. No mesmo dia, às 14 horas, ele participa da abertura solene da exposição de obras suas no Espaço Cultural da Casa.

Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

TOPO