Copagril
Casa, bem me quer casa

Homemade: Pizza!

Ooii!!


ūüôā

Pizza, pizza, pizzaa!!

Pizza é uma preparação culinária que consiste em um disco de massa fermentada de farinha de trigo, regado com molho de tomates e coberto com ingredientes variados que normalmente incluem algum tipo de queijo, carnes preparadas ou defumadas e ervas, especialmente orégano ou manjericão, tudo assado em forno, de preferência a lenha.
Pizza é pizza em qualquer lugar do mundo. Seja onde for, a o nome da iguaria é escrito e pronunciado como na Itália.
Difundido em todo o planeta, talvez seja o prato mais democrático que existe, agradando e sendo acessível a ricos e pobres.
Eu não conheço ninguém que não goste dessa delícia!
Eu adoro demais, feita em casa, eu adoro mais ainda! Aqui em casa, fazemos muito, preparamos a massa, o molho de tomate. Geralmente,  são sempre os mesmos sabores: a tradicional Marguerita e Calabresa. E vez ou outra preparamos uma pizza mais light e funcional. Mas, essa deixo para um outro post.
Come√ßo pelo molho de tomates. Nunca uso molho pronto, n√£o gosto. Acho muito salgado, cheio de conservantes e muito, mas muito s√≥dio. Prefiro fazer em casa, com tomates org√Ęnicos, ervas frescas, azeite de oliva e alho.


Eu n√£o tenho uma medida exata, uso aproximadamente um quilo de tomates frescos, uma quantidade generosa de ervas: tomilho ou or√©gano frescos, n√£o uso ervas desidratadas, acho ruim o gosto, principalmente o or√©gano. Alguns dentes de alho e um pouco de azeite de oliva. Misturo tudo e coloco numa f√īrma, coloco no forno por aproximadamente duas horas, numa temperatura de 180 graus. Vai soltar bastante √°gua. Quando assado, retiro a √°gua que soltou, e passo os tomates e o alho no mixer. Peneiro por duas vezes.
A massa, eu e meu benzinho (meu pizzaiolo) preparamos juntos. Sempre pesquisamos em livros, no Google, com amigos. Mas essa foi a que mais nos agradou até agora.
Essa massa é para forno caseiro, usa-se um quilo de farinha e rende cinco discos de 35 cm. Eu discos de pizza que não uso, eu congelo.

Massa b√°sica para pizza:

01 quilo de farinha (excelente qualidade, eu uso a farinha argentina 4 zeros)
01 ovo caipira
01 colher de a√ßucar (uso demerara ou org√Ęnico)
1/2 colher de sal marinho (uso menos)
1/2 litro de √°gua morna
40 ml de azeite (eu uso azeite de oliva)
01 envelope de fermento biológico seco ou um tablete de fermento biológico fresco


Modo de preparo:

em um recipiente coloque…

se voc√™ usar o fermento fresco coloque primeiro o a√ß√ļcar e o fermento, misture at√© que dissolva todo o fermento, agora acrescente a gema o √≥leo a¬†√°gua e o sal misture bem e por √ļltimo coloque a farinha

se voc√™ usar o fermento seco, primeiro voc√™ coloca em uma bacia os ingredientes secos farinha, sal,¬†a√ß√ļcar, misture bem tudo em seguida coloque os ingredientes¬†l√≠quidos.


Segundo passo:

O segundo passo serve para os dois tipos de fermento¬†depois de colocar todos os ingredientes de acordo com o tipo de fermento. Misture bem sem apertar a massa at√© virar tipo uma farofa, a√≠ sim comece a sovar, sove a massa de pizza at√© virar uma massa lisa e¬†homog√™nea (sovei por 10 minutos cont√≠nuos), cubra com papel filme ou um pano √ļmido e deixe descansar por 30 minutos ou at√© que dobre de volume.
Divida a massa em cinco partes iguais, abra com¬†um¬†rolo e pr√© ‚Äď asse os discos de pizza em forno pr√© aquecido no m√°ximo, mas n√£o deixe assar muito para n√£o ressecar e sua massa de pizza ficar dura.
Retire rapidamente a massa do forno para n√£o perder calor.
Coloque o molho e cubra com o recheio de sua preferência. Asse a pizza até ficar dourada em forno alto.
N√£o esquecer o manjeric√£o fresco no final.

ūüôā

Um beijo e boa pizza!!

 

TOPO