Ford KA Fev 2021
Pref. Marechal CORONA 2021
Copagril – Sou agro com orgulho
Coluna ADI-PR

Hospital de São Miguel do Iguaçu é pioneiro na fabricação do seu próprio oxigênio

Assembleia Faep

A Faep realizou pela primeira vez na sua história uma assembleia geral on-line. A videoconferência, realizada ontem (25), contou com a participação de centenas de lideranças rurais. A cerimônia começou com um minuto de silêncio em homenagem às lideranças rurais e também às pessoas que morreram vítimas da Covid-19. Em seguida, houve a prestação de contas e a eleição da diretoria 2021/2023 da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep).

 

Casa do Eletricista – 99% dos problemas

Diretoria Faep

A Faep reelegeu a diretoria 2021/2023. Veja a composição da chapa eleita: presidente: Ágide Meneguette; vice-presidentes: Guerino Guandalini, Francisco Carlos do Nascimento, Oradi Francisco Caldato, Nelson Natalino Paludo, Nery José Thome, Valdemar da Silva Melato. Diretor secretário: Livaldo Gemin; 2º diretor secretário: Mar Sakashita. Diretor financeiro: Paulo José Buso Junior; 2º diretor financeiro: Ivo Pierin Júnior. Suplentes: Lisiane Rocha Czech, Gustavo Ribas Netto, Anton Gora, Edson Dornellas, Ivonir Lodi, Celso Stedile, Mesaque Kecot Veres, Ricardo de Aguiar Wolter, Lourival Roberto da Silva Goes, José Mendonça e Paulo Ricardo da Nova.

 

Energia renovável

O secretário Estadual de Desenvolvimento Sustentável e Turismo, Márcio Nunes, também participou da reunião da Faep e apresentou o programa Descomplica Energia Renovável. “O Paraná será o maior gerador de energia sustentável do país. Os nossos ciclos agropecuário e industrial vão ser mais fortes e mais robustos. Essa energia vai alavancar tudo isso”, afirmou Nunes.

 

Produção de O2

O hospital localizado em São Miguel do Iguaçu, Madre de Dio, é a unidade hospitalar pioneira na fabricação do seu próprio oxigênio hospitalar. A usina instalada no hospital produz cerca de 30 m³ de oxigênio por hora, o que corresponde a mais de 700 m³ por dia, fornecendo autonomia no abastecimento da unidade. A produção acontece desde a inauguração do hospital, em 2017. “Essa autonomia faz diferença em momentos de crise como o que estamos vivendo”, ressalta o diretor hospitalar, Rodrigo Fauth.

 

Agro exportação

O deputado federal Fernando Giacobo (PL) destacou o aumento das exportações do agronegócio paranaense, que chegou a 3,98% em 2020. “O agronegócio se tornou nos últimos anos uma das principais atividades econômicas do país e responsável pelo superávit da balança comercial brasileira. No Paraná, já é a principal atividade no interior, que tem nas cooperativas e nos produtores a força motriz do Estado”, disse. No ranking dos Estados que mais exportaram produtos agropecuários estão Mato Grosso, São Paulo e Paraná.

 

Volta às aulas

O governador Ratinho Junior afirmou que no primeiro semestre de 2021, mais de R$ 50 milhões serão investidos na aquisição de produtos alimentícios convencionais para as escolas. O governo anunciou que pretende retomar no dia 18 de fevereiro as aulas presenciais na rede pública estadual, de modo híbrido. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) será o responsável em contratar agricultores familiares para o fornecimento dos alimentos às escolas. O governo prevê investimento de aproximadamente R$ 75 milhões para contratação.

 

Alta contaminação

Dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS) apontam que a cada dez pessoas testadas com suspeita de Covid-19 em Ponta Grossa, pelo menos duas têm resultado positivo. Desde o início da pandemia, o município já realizou 73.864 testes de Covid, 16.492 diagnosticaram positivo para o vírus, o que equivale a pouco mais de 22%. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), Ponta Grossa é o município com maior número de testes aguardando análise, total de 2.719 à espera de diagnóstico.

 

Bom e barato

O transporte coletivo de Curitiba perdeu cerca de 62% dos passageiros em 2020. Faz alguns anos que o transporte público da capital vem perdendo seus passageiros. A pandemia acentuou a crise. Além do medo da transmissão do vírus em ônibus lotados, outro fator que tem implicado diretamente na redução do número de passageiros no transporte coletivo é o aumento de aplicativos de transporte. As alternativas no transporte têm se diversificado e a concorrência implicou também em menor preço. Com isso, os ônibus deixam de ser a opção mais rentável.

 

Orçamento 2021

O ano de 2021 começa sem a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA). O Congresso aprovou em dezembro a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e, com ela, uma previsão dos passos que o governo pode dar antes da aprovação final do orçamento. O texto da LDO estipula que o governo federal só poderá gastar, até a aprovação do Orçamento de 2021, o referente a 1/12 avos do Orçamento previsto. Na prática, impede o repasse de verbas para investimento em infraestrutura, dentre outras áreas.

 

Estatais

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, renunciou ao cargo. Segundo a empresa, a saída tem base em “motivos pessoais”. A mudança, contudo, acontece dias após o candidato favorito à presidência do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM), colocar em dúvida a privatização da estatal, que está no plano de desestatização do governo federal. Já no Banco do Brasil, André Brandão segue na presidência.

 

Doses prontas

A Fiocruz negocia com o laboratório AstraZeneca a compra de mais 15 milhões de doses prontas da vacina de Oxford contra a Covid-19. A decisão foi tomada com o objetivo de iniciar a imunização antes da chegada dos insumos para a fabricação nacional. No último fim de semana foram distribuídas, entre os Estados, dois milhões de doses vindas da Índia. O Paraná recebeu 86,5 mil unidades.

 

Tratamento experimental

Israel é o país que lidera a cobertura de vacinação contra a Covid-19, com quase 40% da população contemplada. Indicativos mostram uma queda de 60% nas hospitalizações de idosos desde o início da campanha, há cerca de três semanas. Já na Alemanha, o governo pretende adotar o tratamento experimental usado pelo ex-presidente dos EUA Donald Trump. A terapia é baseada em anticorpos desenvolvidos em laboratório.

 

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

TOPO