Copagril – Compras no Site
Coluna ADI-PR

Hospital Municipal de Foz vai se tornar terceira maior unidade pública de saúde do Paraná

Referência no Paraná

Com investimentos de ampliação da estrutura e novos equipamentos, o Hospital Municipal de Foz do Iguaçu vai se tornar a terceira maior unidade pública de saúde do Paraná. A prefeitura inaugura nesta semana mais 22 leitos de UTI no tratamento do coronavírus, que já dispõe de 35 leitos de UTI e 35 leitos de enfermaria.

Casa do Eletricista – GENCO

Fundeb

O deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB) disse que a aprovação do novo Fundeb pela Câmara dos Deputados mostra que o brasileiro tem sido “a última trincheira, senão a primeira” contra o obscurantismo e o atraso característicos de alguns setores do país. “Basta ver a votação do novo Fundeb. Tivemos quase totalidade dos votos do Parlamento, aprovando uma proposta moderna, transformando o fundo em permanente, e criando de fato as condições objetivas para aumentar o investimento na educação”.

(Foto: Dalie Felberg/Alep)

 

Fundeb II

A PEC do Fundeb foi aprovada em dois turnos. A proposta torna o principal fundo de recursos para a educação básica e será permanente. A aprovação aconteceu com ampla vantagem e garante também a ampliação no financiamento para a manutenção do ensino e valorização dos professores. A matéria prevê que a União repasse 23% da contribuição até 2026, mais que o dobro dos atuais 10%. A medida foi enviada ao Senado, onde também será analisada em dois turnos.

Turismo

O turismo da usina de Itaipu voltou a funcionar, iniciando um movimento gradativo de reabertura dos principais atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. O complexo turístico da usina volta a operar de forma limitada. Inicialmente vai funcionar somente a visita panorâmica. Com o retorno no funcionamento foi reforçado as medidas sanitárias para resguardar os trabalhadores e atender ao visitante de forma segura. O Parque Nacional do Iguaçu também já voltou a abrir para os moradores locais.

Teste da vacina

O deputado Michele Caputo (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar do Coronavírus, confirmou que o Paraná está entre os seis Estados que começam a testar a vacina chinesa contra a Covid-19 nos próximos dias. “Já estão no Brasil as 20 mil doses da CoronaVac, fruto de uma parceria com o Instituto Butantã de São Paulo. No Paraná, 800 profissionais de saúde vão recebê-las neste primeiro momento, integrando esta pesquisa que faz parte da terceira fase dos testes”, disse.

Prioritários
Caso a eficácia da CoronaVac seja aprovada, ao menos 120 milhões de doses, suficientes para imunizar 60 milhões de brasileiros, deverão ser disponibilizadas. O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas afirmou que o programa de vacinação seguirá alguns protocolos já conhecidos para a aplicação de medicamentos do tipo no Brasil. Sendo assim, os pacientes de grupos de risco, como idosos, pessoas com comorbidades e profissionais de saúde, por exemplo, deverão ter prioridade na imunização.

Mesa Diretora

O deputados estaduais do Paraná aprovaram a nova data da eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa para as 3ª e 4ª sessões legislativas. Com a mudança, a eleição pode acontecer a partir do dia 1º de agosto. O presidente da Alep, deputado Ademar Traiano (PSDB), agradeceu o apoio dos deputados na aprovação da matéria e relembrou que todo o processo foi construído em conjunto com as lideranças. “Agradeço a expressiva votação de aprovação no projeto e reafirmo aos deputados o nosso objetivo de podermos sempre construir toda e qualquer iniciativa com o conjunto de líderes”.

Desenvolvimento

O governador Ratinho Júnior empossou os novos membros do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura do Estado. Um dos novos conselheiros é o Coronel Sérgio Malucelli, que representa a Fetranspar. Malucelli disse que reconhece as ações do governador “no firme propósito de elevar o Paraná ao um estado de grandeza”.

Maior do Brasil

Paraná será sede da maior fábrica de queijos do Brasil. São Jorge D’Oeste, com pouco mais de nove mil habitantes, no Sudoeste do Paraná, vai abrigar a unidade é da Piracanjuba. A previsão inicial de investimento é de R$ 80 milhões e a expectativa é de geração de 300 empregos diretos. Inicialmente, a fábrica deverá processar cerca de 600 mil litros de leite por dia. Porém, a capacidade de processamento da unidade vai ultrapassar os 2 milhões de litros por dia quando em pleno funcionamento.

Auxílio

O secretário Renê Garcia Júnior (Fazenda) defendeu o prolongamento do auxílio federal aos entes federados. Renê afirmou que o Estado pode ter perdas de até R$ 3,7 bilhões este ano. “A ajuda a Estados e municípios é a parte menor de todo o conjunto de auxílios do governo federal, representando algo em torno de 10% a 15%. Mas o estrago causado nas finanças pode ser para sempre, porque certamente teremos uma deterioração na qualidade do serviço, acúmulo de dívidas e perdas estruturais”, disse.

Testagem rápida

A Secretaria de Saúde de Castro aplicou a testagem rápida da Covid-19 em parte dos moradores da cidade. A medida visa identificar como está a circulação do vírus. A testagem iniciou pelos servidores e profissionais de saúde, com o teste rápido sendo feito nas residências. Foram testados um morador de cada casa em 50% dos imóveis do município. Empresas que aderiram ao projeto, também testarão os funcionários.

 

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br

TOPO