Coluna ADI-PR

Indústria paranaense está entre as que mais cresceram no país no período de retomada econômica

Indústria paranaense
A indústria paranaense está entre as que mais cresceram no país no período de retomada econômica da vacinação contra a Covid-19, com avanço de 10% entre janeiro e novembro do ano passado, na comparação com o mesmo período de 2020. O Estado ocupa a quarta posição entre as 15 localidades avaliadas pela Pesquisa Industrial Mensal.

Destaques
Em 2021, o destaque foi para a fabricação de máquinas e equipamentos, que avançou 54,6% ante os 11 primeiros meses do ano anterior. Boa recuperação também na indústria automotiva, que cresceu 30,4% no período, e na fabricação de produtos de madeira, que subiu 26%.

[ Publicidade ]
Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

Pedágio
Em resposta aos questionamentos feitos pelo Tribunal Contas da União (TCU) sobre falhas no processo licitatório do novo pedágio no Paraná, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reconhece que há risco de aumento de tarifas e de poucos participantes na disputa pelos seis lotes.

[ Publicidade ]
Nied maio 2022 U

Pedágio II
Questionada pelo TCU sobre o modelo de licitação, a ANTT também reconhece que o setor de infraestrutura rodoviário está relativamente concentrado, o que se reflete no número de players (2) participantes dos últimos certames a nível federal. Frente ao cenário macroeconômico e a situação política do país, especialistas afirmam ser improvável a presença de empresas internacionais na licitação.

Alta produção
O Paraná é o sexto maior produtor nacional de uva, dessa que é a quinta fruta mais produzida no mundo. O Paraná produz uvas viníferas para a elaboração de vinhos finos e espumantes e também uvas rústicas para a produção de suco e vinhos, além da venda in natura. Esse é um dos temas abordados no primeiro Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária de 2022. O Brasil foi responsável por 1,4 milhão de toneladas, o que corresponde a 1,9% da produção mundial. O Estado colheu 53,2 mil toneladas de uvas em 3,6 mil hectares em 2020, o que representa 3,8% da produção brasileira.

Praia artificial
O  prefeito de Maringá, Ulisses Maia (PSD), disse que a praia artificial municipal deve sair do papel em 2023 e será pública, com acesso gratuito da população. Maio confirmou que o modelo desta praia, só será definido conforme a escolha dos projetos, trabalho que está em andamento. “No momento estamos direcionados à definição da área onde será construído esse espaço de lazer e o formato ou modelo desta praia”, disse.

Investimento
O município de Goioerê, no Noroeste do Estado, terá um Colégio Agrícola Estadual. Com uma área de 7.829,36 metros quadrados, o investimento é destinado para a construção do bloco administrativo, biblioteca, três laboratórios de informática, dois laboratórios de ciências, 20 salas de aula, banheiros, blocos para agroindústrias (vegetais, carnes, leite), refeitório, alojamentos, lavanderia, ginásio de esportes, passarela coberta, pátio descoberto e casa do zelador. O Governo do Paraná realizará a licitação em fevereiro.

Cooperar
As cooperativas Capal, Castrolanda e Frísia, por meio da marca Unium, vão investir R$ 460 milhões para instalar uma queijaria no município de Ponta Grossa. De acordo com a Unium, a nova queijaria deve começar a operar em 30 meses e vai utilizar 600 mil litros de leite por dia para produzir queijo tipo mussarela, prato e cheddar, massa de queijo, soro em pó e manteiga. A produção está estimada em 96 toneladas por dia, totalizando 35 mil toneladas ao ano e atendendo até 1,87% da demanda por queijo no país em 2024.

Já chega!
Após sucessivos reajustes em 2021, que elevaram o preço dos combustíveis nos postos em cerca de 44%, a Petrobras subiu esta semana os valores para a gasolina (4,85%) e o diesel (8,08%) para as distribuidoras. Para conter a disparada nos preços, tramitam no Senado dois projetos: o PL 1.472/2021, do senador Rogério Carvalho (PT-SE), e o PL 3.450/2021, do senador Jader Barbalho (MDB-PA).

PLs de estabilização
O PL 1.472/2021 — que cria um programa de estabilização do preço do petróleo e derivados no Brasil —, foi aprovado em dezembro na Comissão de Assuntos Econômicos. A expectativa é de que entre na pauta do Plenário ainda em fevereiro. O PL 3.450 proíbe a vinculação dos preços dos combustíveis derivados de petróleo aos preços das cotações do dólar e do barril de petróleo no mercado internacional.

Renovar a CNH
O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que irá enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei que altere o prazo de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na proposta, pessoas com até 75 anos poderiam renovar a CNH a cada 10 anos. Atualmente, este é o prazo que pessoas de até 50 anos seguem. Quem tem entre 50 e 70 anos passa a ter que renovar a carteira de motorista a cada cinco anos. Já aqueles que estão depois dos 70 precisam renovar o documento a cada três anos.

Só começando!
Após a divulgação da pesquisa feita pela Quaest, sobre a corrida presidencial deste ano, o líder do Podemos no Senado, Alvaro Dias, reiterou que o cenário da disputa em outubro “está longe de ser definitivo” e “o jogo está apenas começando. A maior parte do eleitorado sequer sabe quem são os candidatos. E percentual considerável admite mudar o voto.” Alvaro acredita que Moro ainda poderá colher votos em todos os campos políticos.

Autoteste covid
O Ministério da Saúde fez um pedido à Anvisa para autorizar o autoteste de Covid-19 no Brasil. A pasta defende que o exame seja adotado como estratégia de triagem e que as pessoas que testem positivo façam o isolamento para prevenir novos contágios. Em nota, a frente nacional de prefeitos também cobrou pela liberação do teste caseiro. Atualmente, o exame só pode ser realizado em drogarias por farmacêuticos e não pode ser comercializado. O autoteste é feito com coleta de material do nariz ou saliva.

 

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

TOPO