Dom João Carlos Seneme

Jesus é luz para todos os povos

Neste domingo (02), celebramos a Apresentação do Senhor no templo, festividade também conhecida com o nome de Nossa Senhora das Candeias. O centro é sempre Jesus Cristo como luz do mundo.

Esta festa nos faz retornar à infância de Jesus como nos dias de Natal. Mais uma vez entramos em contato com a missão de Jesus, o Messias que entra no templo para se encontrar com seu povo e iniciar na história da humanidade um tempo novo.

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

São Lucas nos diz que 40 dias depois do Natal, Jesus foi levado ao templo pelos seus pais que apresentam oferendas dos pobres – dois pombinhos -, e Jesus é consagrado a Deus como acontece com todos os primogênitos das famílias judias. Jesus é manifestado como o Messias de um povo que aguardava a libertação. Junto dele está Simeão, homem bom e justo, que esperava a libertação de Israel e Ana, uma anciã que não se afastava dia e noite do templo. Ambos representam a esperança de Israel e agradecem a Deus pela oportunidade de poder ver Jesus, o salvador de Israel; “Meus olhos viram o Salvador, luz que ilumina as nações”! Com a manifestação de alegria de Simeão e Ana, a boa-nova é transmitida a todos os povos. Isso nos leva a pensar na transmissão da fé, tarefa de todo cristão. Somos chamados a evangelizar. Este é o sinal da procissão das velas que se faz neste dia quando os fiéis levam a luz em suas mãos como expressão do desejo de comunicar a fé.

Maria e José participam admirados desta manifestação. Simeão abençoa os pais, mas não deixa de alertá-los da missão difícil de Jesus e seus seguidores. Para seguir os passos de Jesus é necessário força, coragem e fidelidade ao projeto de amor de Deus realizado por Jesus com a força do Espírito Santo. Na vida de Jesus acontecerão rupturas afetivas, incompreensão da própria família, abandono e solidão. Tudo isso é profetizado nesta apresentação.

São Lucas faz referência à dor de Maria dizendo que “uma espada te atravessará a alma” e quer colocar diante de nós a cruz de Jesus que é o sinal da nossa salvação. O Ressuscitado passa pela cruz. Deste modo somos alertados de que devemos estar preparados e dispostos a não ter medo da experiência de dor na cruz como seguidores e seguidoras de Jesus.

Hoje a Igreja celebra também o Dia Mundial da Vida Consagrada de modo a chamar a atenção para esta vocação na vida da Igreja. Neste dia queremos dar graças a Deus pelo carisma de cada Congregação religiosa onde mulheres e homens colocam a vida a serviço do Reino seguindo de perto o modo de vida de Jesus, casto, pobre e obediente e revelam ao mundo que querem viver exclusivamente para Deus e para os irmãos e irmãs.

Maria nos acompanha, ela é ícone da vida consagrada, que nos ensina a viver a verdadeira alegria do seguimento de Jesus. Maria confirma o seu sim, dado no momento da Anunciação, confirmado hoje na apresentação de Jesus como luz das nações. Que Ela sustente a vida e a missão de cada consagrada e consagrado que vive em nossa Diocese e no mundo inteiro.

 

O autor é bispo da Diocese de Toledo

revistacristorei@diocesetoledo.org

TOPO