Copagril
Casa, bem me quer casa

Lentilha com tofu, mix de vegetais no vapor e arroz integral

Ooii!! ūüôā

Como eu havia falado no post anterior, eu acabei exagerando um titico no final de semana, a√≠ ontem segunda-feira, eu fiz uma pequena desintoxica√ß√£o, para restabelecer o organismo e suas fun√ß√Ķes.

Casa do Eletricista ESCAVA√á√ēES

Como estava sozinha para o almoço, preparei uma salada de grãos, inclusive com um dos grãos que eu mais gosto: lentilha!

Ah sim, lentilha remete a festas de final de ano, mas dessa vez, a receita não foi preparada para essa finalidade. Aliás, lentilha deveria ser consumida quase que diariamente, porque seus benefícios são incríveis.
Mas voltando a receita, preparei um card√°pio veggie ontem, isso faz t√£o bem.
Você sabe o que é o veggie, cardápio veggie?
√Č um card√°pio onde o objetivo √© n√£o¬†consumir produtos de origem animal: carne, peixe, lactic√≠nios, ovos, mel e outros ingredientes de origem animal.
√Č um assunto muito complexo, e ter√≠amos que ter horas e horas para falar sobre isso, e eu n√£o quero me estender.

Bom, eu preparei uma receita que vi no site Planeta Sustent√°vel, e na revista Claudia Cozinha.
Lentilha com tofu, mix de vegetais no vapor e arroz integral.
Os benefícios dessa salada são muitos. Mas dou atenção especial ao tofu.
O tofu¬†ingrediente nobre, tanto por sua versatilidade na aplica√ß√£o de variadas receitas, como por seu sabor neutro absorver diferentes tipos de temperos. Sua aplica√ß√£o principal se d√° na substitui√ß√£o do queijo de vaca, por ser bem menos gorduroso que este, proporciona a eleva√ß√£o dos n√≠veis do colesterol bom.¬†Pode ser utilizado em saladas frescas, ser frito ou assado, ser feito como hamb√ļrguer, utilizado em sopas, recheios de tortas e salgados, cremes e sobremesas.
Versátil demais, né?

Eu adoro!

Voltando ao assunto da receita, eu prefiro a lentilha al dente, acho que ela fica mais saborosa e mais bonita.
Mas, cada um faz como quer, é a minha opinião.


Comida vegetariana pode sim, ter muito sabor!! Anota a receita, que vale a pena:

Lentilha com tofu, mix de vegetais no vapor e arroz integral

Para a lentilha
1 xícara de lentilha
1 fio de óleo de girassol
1 cebola pequena fatiada
2 dentes pequenos de alho espremidos
1 fatia de tofu defumado picadinha (usei tofu n√£o defumado)
1 fio de shoyu ( n√£o uso shoyu)
4 folhas de louro
1 colher (café) de noz-moscada ralada
Sal a gosto

Para o mix de vegetais

4 folhas de couve-manteiga, sem os talos
Sal a gosto
1 cebola cortada em quatro
2 chuchus cortados em pedaços
2 fatias de abóbora cortadas ao meio

Prepare a lentilha
Lave bem a lentilha em água corrente. Coloque em uma panela e cubra com água. Cozinhe em fogo médio até que os grãos fiquem al dente. Reserve. Em outra panela, em fogo médio, aqueça o óleo e refogue a cebola. Abaixe a chama, tampe a panela e cozinhe até que ela murche. Acrescente o alho, mexendo até dourar. Aumente o fogo para médio, junte o tofu e misture. Quando a água que se formar na panela levantar fervura, adicione o shoyu.

Tampe e cozinhe por dois minutos em fogo baixo. Junte as folhas de louro e uma concha da lentilha cozida sem a água do cozimento e mexa bem. Cozinhe, com a panela tampada, por mais um minuto. Junte a lentilha restante com a água do cozimento. Adicione água fervente até cobrir a mistura. Cozinhe em fogo médio, ainda com tampa, até levantar fervura. Abaixe a chama e cozinhe por mais cinco minutos. Tempere com a noz-moscada e sal, se necessário. Cozinhe por mais um minuto e reserve.

Prepare o mix de vegetais
Corte as folhas de couve ao meio no sentido longitudinal. Enrole as metades e diponha-as no fundo de uma panela de cozimento a vapor (com cesto). Se não tiver uma, improvise com uma peneira de alumínio ou inox. Adicione água no limite para não alcançar o cesto e uma pitada de sal. Disponha os legumes no cesto e encaixe-o.

Tampe a panela e leve ao fogo médio até levantar fervura. Abaixe a chama e cozinhe por mais dez minutos ou até que os legumes fiquem al dente. Retire-os do cesto e, depois, a couve do fundo da panela. Tempere tudo com sal. Monte o prato com a lentilha, o mix e arroz integral preparado a gosto e sirva.



No playlist da cozinha:

Um beijo.

 

TOPO