Copagril
Casa, bem me quer casa

Macarrão cabelo de anjo com molho rosé, parmesão e gema curada

 

A vida é uma combinação de massas e magias. (F. Fellini)

 

INGREDIENTES

Casa do Eletricista PISCINAS

300g de macarrão cabelinho de anjo

1 lata de tomate pelado (com o líquido)

1 dente de alho descascado

¼ de xícara de chá de nata

3 ½ xícaras de chá de água fervente

2 colheres de sopa de conhaque

Azeite a gosto

Sal e pimenta-do-reino a gosto

 

PREPARO

Leve uma chaleira com um litro de água ao fogo alto para ferver. Enquanto isso, no liquidificador, bata o tomate pelado (com o líquido) e o alho até ficar liso, e reserve. Leve uma frigideira grande com borda alta ao fogo médio (se preferir utilize uma panela de fundo grande). Mantenha a frigideira em fogo médio e adicione o tomate batido com alho. Tempere com sal e mexa, raspando o fundo da frigideira para dissolver os queimadinhos (eles são essenciais para dar sabor ao molho). Assim que o molho ferver, junte o conhaque, meça três xícaras e meia de chá da água fervente e regue sobre o molho. Tempere com sal e misture bem. Coloque os ninhos de macarrão no molho, um ao lado do outro (assim eles cozinham de maneira uniforme). Abaixe o fogo, tampe e deixe cozinhar por cerca de dois minutos ou até o macarrão começar a amolecer. Abra a panela e vire os ninhos com um garfo. Tampe novamente e deixe por mais três minutos ou até os fios começarem a soltar dos ninhos. Abra a tampa e solte os fios dos ninhos com um garfo. Misture a nata e tampe a panela. Deixe em fogo baixo por mais um minuto para o macarrão terminar de cozinhar. Desligue o fogo. Sirva a seguir. Fica uma delícia servido com gema curada (confira a receita abaixo).

 

 

GEMA CURADA

INGREDIENTES

6 gemas de ovos caipiras bem frescos

500g de sal grosso

200g de açúcar

4 colheres de sopa de pimenta de moída (opcional)

 

PREPARO

Misture o sal, o açúcar e a pimenta e espalhe em uma travessa de vidro. Faça covas pequenas e deposite as gemas. Cubra com um pouco da mistura de açúcar, sal e pimenta e tampe com filme plástico, deixando uma pequena abertura. Esta mistura irá desidratar as gemas.

Leve para a geladeira e deixe por cinco dias. Caso queira uma gema com consistência mais mole, retire após três dias na geladeira. Lave as gemas com muito cuidado e guarde em um pote com tampa. Mantenha em geladeira e utilize em massa, sanduíches, canapés, etc.

Confira mais receitas no blog Casa, bem me quer casa em www.opresente.com.br

TOPO