Copagril
Coluna ADI-PR

Maia debate PPP’s segunda-feira na Assembleia Legislativa do Paraná

Maia debate PPP’s

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), estará em Curitiba na segunda-feira (23) para debater parcerias público-privadas na Assembleia Legislativa. A sessão especial reúne deputados estaduais e federais e o ponto principal da pauta é o novo marco regulatório sobre recursos privados em obras públicas.

(Foto: Gustavo Lima/Agência Câmara)

 

PPP’s II

A sessão foi tratada pelo presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSDB), e o deputado Rubens Bueno (Cidadania), na semana passada, durante encontro com Rodrigo Maia, em Brasília. “Achei importante trazer esta discussão, pois essa pauta virá no futuro para o plenário da Assembleia. Os deputados precisam aprofundar o debate sobre esse projeto”, disse Traiano

Prefeitos

Em reunião da executiva nacional, o PL decidiu ter candidatos a prefeitos nos maiores colégios eleitorais dos Estados em 2020. No Paraná, a deputada Christaine Yared vai disputar a Prefeitura de Curitiba; em Foz do Iguaçu, o deputado Fernando Giacobo será o candidato a prefeito; em Pato Branco será o empresário Robson Cantu. O partido deve definir as candidaturas em Londrina, Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Cascavel. “Na maioria das cidades vamos na cabeça e chapa em alguns casos, com aliança, teremos candidatos a vice”, disse Giacobo, presidente estadual do partido.

Casa do Eletricista ESCAVAÇÕES

Pela inflação

O Ministério da Economia acabou com as especulações. Em nota, adiantou que o salário mínimo e BPC (benefício de prestação continuada) serão corrigidos pela inflação e não estarão no pacote de desindexação. “Está fora de discussão”, declarou o secretário adjunto de Fazenda, Esteves Colnago.

Vendas em alta

Superou as expectativas, diz o governo federal. Em quatro dias, entre 06 e 09 de setembro, as vendas no varejo registraram crescimento nominal de 12%. É o resultado da Semana do Brasil, que faz promoções e descontos nas 4,5 mil empresas dos setores varejista, imobiliário, de publicidade e de comunicação.

 

Pente-fino

O Tribunal de Contas do Estado (TCE) vai fazer um pente-fino na prestação de contas do pagamento de diárias a vereadores no Paraná. A operação vai checar a participação de vereadores em eventos no Paraná e em outros Estados. Além da análise das informações prestadas pelas próprias Câmaras de Vereadores, serão escolhidas as cidades que terão as fiscalizações in loco.

Paraná Mais Verde

Nesta segunda-feira (23) o Estado lança o Programa Paraná Mais Verde, que, entre outros projetos, prevê a implantação de novos viveiros na escolas de educação especial e nas prisões, criação de hortas urbanas comunitárias e jardins de mel nas escolas e nas áreas disponíveis dos municípios e a rearborização das cidades e das áreas rurais.

Fundeb

O senador Flávio Arns (Rede-PR) insiste que é necessário um pacto pela educação, com uma discussão profunda sobre o novo Fundeb, cuja prorrogação é alvo de duas propostas de emenda à Constituição em tramitação no Senado.  Pesquisa da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico aponta que o investimento brasileiro na educação ainda é pequeno em relação aos países considerados mais desenvolvidos. Para o senador Dário Berger (MDB-SC), presidente da Comissão de Educação, é urgente a valorização da carreira de professor.

Podemos muito  

O Podemos incorporou o PHS e passou de 11 para 17 deputados. No Senado, o partido de Alvaro Dias terá a terceira maior bancada, atrás apenas do MDB e do PSDB. A sigla negocia a incorporação de outro partido, o PMN, com três deputados.

Congresso em Foco
O senador Alvaro Dias (Podemos – 2º lugar) e o deputado Felipe Francischini (PSL- 3º lugar) – categoria popular; e deputado Aliel Machado (PSB – 14º lugar) – votação dos jornalistas – foram os paranaenses melhores colocados no Prêmio Congresso em Foco dos melhores parlamentares em 2019 no Congresso Nacional.

Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.
 

TOPO