Dom João Carlos Seneme

Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada

No Evangelho deste domingo (21), São Lucas nos apresenta Jesus, em seu caminho para Jerusalém. Ele faz uma pausa na casa de Marta e Maria. O evangelista ressalta a importância da mulher na comunidade cristã daquele tempo e hoje. Porque não é comum que um judeu visite a casa de duas mulheres. A mensagem de Jesus é aberta a todos: feliz daquele que se coloca em atitude de discípulo que presta atenção no Senhor e abre os seus ouvidos para suas palavras. É interessante ressaltar que não era comum na época de Jesus as mulheres se sentarem para ouvir um mestre. Este era um privilégio dos homens. Por isso São Lucas enfatiza esta atitude de Maria, colocando-a ao mesmo nível dos homens. Todos são chamados a abrir seus ouvidos para a vontade do Pai.

Houve um tempo em que se usava esta passagem para contrapor a vida contemplativa (representada por Maria) à vida apostólica (Marta). É um modo de pensar que não faz sentido, porque o seguidor de Jesus deve estar atento a estas duas realidades, uma completa a outra; devemos aprender a harmonizar o momento de ouvir (contemplação) e de agir (apostolado). Uma ação sem reflexão é puro ativismo. A reflexão sem ação é alienante.

Casa do Eletricista – NÃO PAGUE AR

A atitude de Maria, aquela que escolheu a “melhor parte”, não quer desmerecer o que faz Marta. Maria é colocada aqui como aquela que sabe escolher o que é necessário para o momento. Jesus está presente, por isso é importante prestar atenção Nele. A atitude de “sentar aos pés de Jesus para ouvi-lo” vai influenciar todo o nosso agir. Como diz o livro de Eclesiastes 3,1: “Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu”. Da nossa parte fica o apelo para escolhermos o que é necessário para o momento.

Este domingo também é chamado “domingo da hospitalidade”. Ele nos leva a pensar que precisamos “gastar” o nosso tempo para ouvir e acolher o outro. Esta atitude, numa perspectiva de fé, revela que nos outros se encontra o próprio Deus. Na primeira leitura o Deus mesmo se apresenta como hóspede a Abraão; no evangelho é Jesus quem se hospeda na casa de Marta e Maria. Este tema é significativo para o nosso momento atual; vivemos atarefados, não temos tempo para prestar atenção nas pessoas que passam pela nossa vida. Precisamos repensar o valor da hospitalidade hoje. Acolher o hóspede, isto é, o forasteiro, para nós significa acolher o próprio Cristo, que se identificou com todos os necessitados. Jesus continua visitando nossa casa ainda hoje.

Na celebração eucarística Deus nos acolhe e nós abrimos nossos corações para ele. A iniciativa é sempre dele, que nos ama primeiro e prepara todo o ambiente para nos acolher. Na liturgia da palavra nos colocamos aos pés de Jesus para ouvir sua voz. Esta reciprocidade nos faz família de Deus. Em seguida, Ele nos prepara um banquete sem olhar nossos pecados, Ele se dá gratuitamente. Se o buscamos verdadeiramente, faremos de tudo para mudar nossa vida e prestar mais atenção no que realmente é essencial: “Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo”. (Ap 3, 20)

 

O autor é bispo da Diocese de Toledo

revistacristorei@diocesetoledo.org

 

Aviso importante: A reprodução total ou parcial de qualquer conteúdo (textos, imagens, infográficos, arquivos em flash, etc) do portal não é permitida e, caso se configure, poderá ser objeto de denúncia tanto nos mecanismos de busca quanto na esfera judicial. Se você possui um blog ou site e deseja estabelecer uma parceria para reproduzir nosso conteúdo, entre em contato por e-mail.

Rua Minas Gerais, 633 - Centro
Marechal Cândido Rondon - PR
(45) 3254-1842


04/05/2020

Das 23h do dia 4
às 07h do dia 5


Farmácia Ouro Verde
Avenida Maripá, nº 1012


04/06/2020

Das 23h do dia 4
às 07h do dia 5


Farmácia Paraná
Rua Paraná, nº 819


04/07/2020

Das 23h do dia 4
às 07h do dia 5


Farmácia Dominus - Brasil Popular
Avenida Rio Grande do Sul, nº 855


04/08/2020

Das 23h do dia 4
às 07h do dia 5


Farmácia Preço Popular
Rua Santa Catarina, nº 725


04/09/2020

Das 23h do dia 4
às 07h do dia 5


Farmácia Globo
Avenida Rio Grande do Sul, nº 785


04/10/2020

Das 23h do dia 4
às 07h do dia 5


Farmácia Nissei
Avenida Rio Grande do Sul, nº 1060


04/11/2020

Das 23h do dia 4
às 07h do dia 5


Farmácia Marki Farma
Rua Independência, nº 247


04/12/2020

Das 23h do dia 4
às 07h do dia 5


Farmácia Farmaútil
Avenida Rio Grande do Sul, nº 820
TOPO