Paraná Produtivo - ADI-PR

Neste ano paranaenses não vão receber boleto impresso para pagamento do IPVA

IPVA
Neste ano, a Secretaria da Fazenda não vai enviar o boleto impresso para o pagamento do IPVA. O proprietário do veículo também poderá pagar o imposto apenas com o número do Renavam, que consta no certificado de registro de veículos nos bancos credenciados.

Turmina na ACP
O empresário Camilo Turmina iniciou sua gestão como presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP). O mandato, de dois anos, tem como meta oferecer melhores produtos e serviços e avançar para que as empresas possam desenvolver seus negócios em um mercado cada vez mais competitivo e tecnológico.

Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

Protagonismo
“A nova diretoria trabalhará para reforçar o protagonismo da entidade na defesa do setor produtivo junto aos poderes públicos. A nova gestão inicia seus trabalhos confiante de que 2020 será um ano de grandes avanços e de retomada consistente do crescimento econômico”, diz Turmina.

Remessas
A Receita Federal exigirá que todas as encomendas e remessas internacionais tenham a identificação do CPF, CNPJ ou número do passaporte do destinatário para ter o despacho aduaneiro iniciado. A falta da informação poderá acarretar na proibição da entrada da encomenda e sua devolução ao exterior ou destruição.

Simples Nacional
As micro e pequenas empresas excluídas do Simples terão até 31 de janeiro para resolverem a situação e pedirem o retorno ao regime. O parcelamento pode ser feito no portal do Portal do Simples Nacional.

FGTS
Começou a valer novas regras para opção de saque-aniversário do FGTS. Trabalhadores que optarem pela modalidade de saque-aniversário de parcela do fundo terão que esperar pelo menos dois anos para voltar ao saque-rescisão.

Alta expectativa
Os indicadores apontam para o aquecimento da construção civil. O presidente do Banco Centra, Roberto Campos Neto, tem dito que o setor é “uma das alavancas do crescimento” que criou mais empregos formais em 2019, com alta de 5,93% em relação a dezembro de 2018, equivalente a 117,2 mil vagas com carteira assinada.

Aumento de turistas
O crescimento de 158% no número de reservas de turistas do Canadá, da Austrália, do Japão e dos Estados Unidos para junho deste ano fez o governo Jair Bolsonaro passar a considerar a ampliação do número de países com isenção de visto. “Os dados mostram que estamos no caminho certo para transformar o Brasil por meio do turismo. Essa é uma abertura estratégica, que tem forte potencial de contribuir para a geração de divisas, emprego e renda”, diz o ministro Marcelo Álvaro Antônio (Turismo).

Novas regras
A partir desta segunda-feira (06) passam a vigorar no Paraná novas regras para o trânsito de animais vacinados contra febre aftosa provenientes de zona livre da doença com vacinação. Como parte do protocolo de conquista do status internacional, o Estado já foi dispensado da vacinação, que normalmente ocorria em novembro. Também por determinação do Ministério da Agricultura foi proibida a manutenção e uso de vacina no território paranaense.

Redução
O Ministério da Agricultura divulgou que a cotação da arroba do boi gordo diminuiu de valor no fim de dezembro. Com a queda média de 15%, a expectativa é que o preço da carne sofra redução para o consumidor final. A queda, diz o ministério, “indica uma acomodação dos preços no atacado, com reflexos positivos a curto prazo no varejo”.

“Não perturbe”
O “Não perturbe” dos bancos já está em funcionamento. O consumidor poderá cadastrar todos os telefones fixos e móveis, relacionados ao seu CPF, para bloquear chamadas indesejadas com ofertas de empréstimo consignado. O bloqueio passa a valer 30 dias após o cadastro. O link vai estar disponível no site dos 23 bancos que juntos respondem 98% do volume de consignados do país.

Lista
São eles: Agibank, Alfa, Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Banrisul, Barigui, Bradesco, BMG, BRB, Caixa, Cetelem, CCB, Daycoval, Estrela Mineira, Inter, Itaú, Mercantil, Pan, Paraná Banco, Safra, Santander, Sicredi e Votorantim.

Low cost
A empresa low cost Jetsmart Airlines fez ontem (03) seu primeiro voo conectando, sem escalas, entre Foz do Iguaçu e Santiago, do Chile. A partir de agora, a operadora disponibilizará dois voos semanais diretos ligando as duas cidades – às quintas e aos domingos – com tarifas promocionais a partir de US$ 74 por trecho.

 

Da Redação ADI-PR Curitiba
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br  

TOPO