Fale com a gente

Arno Kunzler

No rumo certo

Publicado

em

Apesar da pandemia, apesar das imensas dificuldades para surfar no oceano das incertezas, entre atos para salvar vidas e medidas para manter a atividade econômica, nosso Paraná saiu na frente e com louvor.

Os dados da geração de empregos são animadores, os dados da economia também e os anúncios de investimentos no Paraná são excelentes.

Tivemos problemas, mas infinitamente menores que outros Estados que se atrapalharam mais com as questões políticas.

Semana passada tive o privilégio de estar com o governador Ratinho Junior, a quem sempre admirei pela espontaneidade e forma de conduzir a política, procurando sempre esquecer os ranços da política do passado e trazendo todos para o mesmo barco.

Agora também o admiro pela condução da política de Estado, sempre com clarividência, e pelas ações da política de governo, sempre com ousadia e competência.

O Paraná precisa de todas as forças políticas remando para a mesma direção.

Diferentemente do passado, hoje nossos três senadores estão do lado do governador, a bancada federal mantém estreito relacionamento e na Assembleia Legislativa o governo conseguiu construir uma maioria sólida que lhe permite aprovar os projetos importantes.

Assim está construída a base para o futuro.

O que o governo precisa agora é acertar a mão naquilo que mais interessa ao Paraná neste momento: a renovação das concessões de rodovias e a ampliação da rede rodoviária e ferroviária para a iniciativa privada.

O Paraná precisa receber elevados investimentos, tanto nas estradas, nas ferrovias e nos aeroportos, para dar um salto nas duplicações e nas melhorias de infraestrutura que são fundamentais para competição dos nossos produtos no mercado internacional.

Para isso precisamos atrair investimentos de fora do país e eles só vêm com duas certezas.

Primeiro, que temos um governo sério, que promove o desenvolvimento para que o dinheiro investido aqui gere resultados para quem acreditou.

Segundo, que o Brasil esteja caminhando na mesma direção, apoiando os projetos de desenvolvimento do Estado, administrativa e politicamente.

Depois de ouvir o governador fazendo um relato sobre os grandes projetos que norteiam o seu governo, não tenho dúvidas que o momento é especialmente de esperança, tanto na seriedade e na competência de quem está gerindo o Estado, como na conjunção de fatores que permitem atrair os investimentos nos próximos anos.

Queremos obras de infraestrutura financiadas pelas concessionárias, ao mesmo tempo que exigimos pedágio mais em conta, uma combinação que precisa ser muito bem estudada para não gerar desgaste político ao governo e não sacrificar os produtos do Paraná.

Me permito acreditar que estamos no caminho certo.

Sei que já nos iludimos outras vezes, que já erramos ao acreditar em promessas do passado, mas desta vez, com a experiência que o passado nos oferece, somada ao entusiasmo e à pujança da nossa economia, creio, sem medo, que o leilão proposto para a bolsa de mercadorias será uma operação honesta, sensata e muito melhor para os paranaenses.

 

Arno Kunzler é jornalista e diretor do Jornal O Presente e da Editora Amigos

arno@opresente.com.br

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente