Fale com a gente

Arno Kunzler

Novas divisões

Publicado

em

O grupo político de Marechal Cândido Rondon liderado pelo ex-deputado estadual Ademir Bier (MDB) e pré-candidato a uma cadeira na Assembleia Legislativa está vivendo mais um momento de divisão.

Na eleição de 2016, o MDB perdeu o vereador Ilario Hofstaetter (Ila), que acabou sendo eleito vice-prefeito ao lado de Marcio Rauber.

Em 2018, o próprio Ademir Bier mudou de partido, filiando-se ao PSD do então candidato a governador Ratinho Junior e não conquistou nova vaga de deputado estadual.

Em 2020, o MDB disputou a prefeitura com Josoé Pedralli e amargou uma impressionante derrota eleitoral. Mesmo assim, o partido elegeu três vereadores: Moacir Froehlich, João Eduardo dos Santos (Juca) e Iloir de Lima (Padeiro), praticamente desalinhados com o candidato a prefeito e presidente do partido.

Pedralli tentou, mas não conseguiu comandar a legenda com seus três vereadores, buscando uma vaga de pré-candidato a deputado estadual, que era sua pretensão.

O retorno de Ademir Bier ao MDB aparentemente seria para reorganizar a oposição ao prefeito Marcio Rauber e tentar viabilizar uma candidatura a deputado estadual e depois a prefeito.

Todavia, agora o Partido Progressitas (PP), historicamente aliado do MDB e de Ademir Bier, descarrilhou e não só indicou um diretor para o governo municipal (vereador Claudio Köhler), como também decidiu não apoiar a pré-candidatura de Ademir Bier para deputado estadual e, sim, o ex-prefeito de Maripá, Anderson Bento Maria.

Contudo, o pré-candidato a deputado federal Dilceu Sperafico (PP), que faz grande votação na região, anuncia que vai fazer dobradinha em Marechal Cândido Rondon com Ademir Bier novamente do MDB.

Assim, vamos ter o PP rondonense, pelo menos grande parte, apoiando Dilceu Sperafico para deputado federal e Anderson Bento Maria para estadual.

O MDB, presidido por Pedralli (aguardando homologação da eleição do diretório de 21 de janeiro), vai fazer uma reunião nos próximos dias para decidir quem apoiar.

Pedralli diz que os três vereadores devem apoiar o deputado Sérgio Souza (MDB) para federal e, provavelmente, Ademir Bier, se de fato ele confirmar sua pré-candidatura a deputado estadual.

Dessa forma, o principal nome do PP e potencial pré-candidato a deputado estadual, vereador Arion Nasihgil, ficou sem espaço para a jornada que ensaiou durante alguns meses, fato que pode ter sido decisivo para o PP ingressar no governo municipal.

Como é possível perceber, a pré-candidatura de Ademir Bier para deputado estadual precisa urgentemente ampliar seus apoios locais, caso contrário, haverá dificuldades enormes para conquistar a vaga.

E pior, um resultado desastroso nas eleições deste ano pode influenciar as eleições de 2024 para prefeito.

Se a intenção é melhorar a performance da oposição, unir os tradicionais partidos em torno de um nome para eleger o próximo prefeito, o momento atual só aumenta as dificuldades.

 

Arno Kunzler é jornalista e fundador do Jornal O Presente, da Editora Amigos e da Editora Gralha Azul

arno@opresente.com.br

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente