Fale com a gente

Editorial

O futuro de todos depende de cada um

Publicado

em

Neste domingo (15) eleitores de todo o país vão às urnas para escolher vereadores e prefeitos que vão governar os mais de cinco mil municípios brasileiros pelos próximos quatro anos. Neste ano, a pandemia forçou a Justiça Eleitoral a fazer eleições um pouco diferentes, com mais distanciamento e a necessidade de proteção individual para evitar a propagação do coronavírus. No entanto, uma coisa não muda: a importância do voto.

Ainda está na dúvida sobre seu candidato? Pesquise as propostas, avalie sua vida pessoal e profissional, fale com amigos, observe com carinho e cautela todas as possibilidades. Escolha aquele ou aquela que mais lhe convém, aquele ou aquela que tem planos para a cidade, mas, acima de tudo, uma boa índole e lealdade aos princípios da administração pública. Vote naquele ou naquela que lhe passa confiança, mesmo que o cenário não seja favorável à eleição. Não deixe de votar porque ele ou ela “não tem chance”.

Mas não fique de fora. Não vote em branco, nem anule sua participação. Claro que, às vezes, a política desanima o cidadão. A corrupção sistêmica instalada nos porões do poder afasta muita gente, desiludida, desacreditada com o Poder Público. Todavia, com ou sem sua participação, com ou sem seu voto de protesto, com ou sem sua revolta, vereadores e prefeitos serão eleitos. Quer você queira, quer não, algumas pessoas serão incumbidas pela maioria de governar as cidades brasileiras. A democracia se faz com a participação de todos. É hora de, mais uma vez, apostar no Brasil, apostar nas pessoas que serão as responsáveis por guiar essa imensa nação, com suas milhares de cidades, cada uma com suas particularidades.

Em Marechal Cândido Rondon a votação deve ser tranquila, como de costume. Há candidatos a vereadores e prefeito de diversos perfis, assim como em municípios da região. Tem jovem, tem mais experiente, tem homem e mulher, tem aquele que busca servir ao cidadão pela primeira vez e também aquele que quer a reeleição. A pluralidade é um ponto extremamente positivo, que oportuniza ao eleitor escolher aquele ou aquela mais compatível com seu perfil, com seus anseios.

Vale ressaltar a campanha eleitoral diferente. A Covid-19 atrapalhou os planos dos candidatos, que tiveram que se ater a santinhos, propagandas em rádio e nas redes sociais. Em Marechal Rondon foi uma campanha diferente, mas limpa, sem (muitas) fake news e ataques pessoais entre os postulantes aos cargos públicos.

Importante ainda é saber o que seu candidato ou candidata propõe para que, caso eleito, você possa cobrar dele ou dela suas ações e o envolvimento nas causas de importância para o município. Guarde o plano de governo, lembre das linhas de atuação que ele ou ela pretende seguir. A população tem importante papel também durante os próximos quatro anos, cobrando desempenho e eficiência, honestidade e trabalho pelas causas e demandas da sociedade.

Domingo, 15 de novembro, é a hora da verdade, não para os candidatos, mas para os eleitores e para todos os cidadãos. A democracia te espera, das 07 da manhã às 05 da tarde. Vá de máscara, leve sua caneta e a esperança de que as cidades podem ser cada vez melhores para se viver. O futuro de todos depende de cada um.

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente