Brincando na Praça 2019
Editorial

O show do campo

Começou ontem (04), em Cascavel, uma das maiores feiras agropecuárias e de tecnologia do mundo. Até sexta-feira (08), cerca de 250 mil visitas devem ser contabilizadas no Show Rural Coopavel, que mostra o que de mais inovador a agricultura, a pecuária e áreas afins têm para oferecer. As maiores empresas, do Brasil e do mundo, expõem seus produtos e serviços para produtores rurais de vários Estados do país e até do exterior.
Chama a atenção neste ano o grande número de empresas dedicadas à produção de energia renovável. As placas fotovoltaicas para captação da luz solar e posterior produção de energia elétrica estão por todos os lados. É um claro sinal de que esse tipo de investimento tende a ser cada vez mais comum nas chácaras e fazendas. O potencial desse mercado em aceleração é gigantesco.
O simples ato de plantar ganhou, nos últimos anos, inúmeros componentes que tornam a agropecuária cada vez mais tecnológica.
Máquinas automatizadas e até robôs hoje fazem parte do cotidiano rural. Os desafios do dia-a-dia no campo serão vencidos cada vez mais com o apoio de tecnologias. No evento há um espaço exclusivamente dedicado a startups que criam soluções para os problemas cotidianos enfrentados pelos produtores. É o Show Rural Digital, uma novidade que deve atrair olhares curiosos e interessados de muita gente.
O Show Rural Coopavel é um sucesso consolidado. Os negócios feitos através do evento chegam à casa dos bilhões de reais. As cultivares de soja e os híbridos de milho expostos no parque vão ganhar as lavouras nas próximas safras. Os implementos agrícolas expostos, os computadores ultramodernos, entre as mais variadas soluções, vão estar nos sítios em breve.
Um evento como este mostra a grandeza que o agronegócio tem, especialmente na região Oeste do Paraná, uma das maiores produtoras de soja, milho e carnes de suínos e aves do Brasil. É no campo que está a grande riqueza da região, mas seus resultados extrapolam as porteiras.
A riqueza gerada no campo vai se transformar em empregos nas indústrias, vai fazer girar a economia no comércio, vai estufar os cofres públicos de recursos, criando um ciclo de prosperidade e progresso para toda a comunidade. Mas, o mais importante, o agronegócio produz alimentos que sustentam a vida e geram bem-estar para as pessoas.
O agronegócio é parte importante do setor econômico e produtivo brasileiro. Hoje, torna-se cada vez mais fundamental para garantir a retomada do crescimento do país. O Show Rural Coopavel é uma amostra de quão gigante é esse setor, que se transforma a cada dia, tornando as fazendas brasileiras legítimas fábricas tecnológicas a céu aberto.
O colono de outrora virou o empresário rural de hoje. As mãos que antes eram calejadas agora operam drones. Muita coisa mudou, só não muda a capacidade que o brasileiro tem de se reinventar, adaptar-se e fazer do meio rural um lugar indispensável para o Brasil e o mundo.

TOPO