Editorial

O tempo passa, nem tudo muda

A Editora O Presente completou, neste 04 de outubro de 2020, 29 anos de circulação do jornal impresso e de atuação em Marechal Cândido Rondon e região. Desde a primeira edição até a de hoje (05), as transformações no mundo e no jornalismo foram gigantescas.

Não havia internet comercial no Brasil, tampouco smartphones. Carros elétricos eram apenas sonho e o melhor jeito de se comunicar com alguém era por telefone ou carta. Os orelhões eram disputados, a Seleção Brasileira não tinha ganhado o tetra e a maioria dos artistas populares de hoje nem eram nascidos. Para ter informação de qualidade, rádio, jornal e televisão.

[ Publicidade ]
Casa do Eletricista – TORNEIRAS ELÉTRICAS

A internet mudou tudo. As redes sociais, então, popularizaram as publicações. Agora, todo mudo podia ser “um pouco” jornalista. As pessoas passaram a se informar e se desinformar a uma velocidade surpreendente. As fake news se disseminaram como fogo na palha. A mídia passou a ter uma responsabilidade ainda maior na propagação de notícias verdadeiras, com checagem de fatos e informações úteis e de qualidade.

[ Publicidade ]
Nied maio 2022 Z

O jornal impresso, que muitos achavam que iria ter um fim próximo, ainda é um dos mais confiáveis meios de comunicação. No O Presente, ele ganhou a companhia de outras plataformas de comunicação. Sites e redes sociais, grupos de notícias no WhatsApp hoje informam tudo, o tempo todo.

Nesses 29 anos também nasceu o maior jornal do agronegócio do Brasil: o O Presente Rural, com mais de 20 anos de atuação nesse setor tão intimamente ligado a Marechal Cândido Rondon e região.

O que não mudou nesse tempo todo foi a vontade de fazer um jornalismo plural e de interesse da sociedade, que possa contribuir com o desenvolvimento das pessoas e da região. Jornalismo se faz com profissionais sérios e engajados nessa tão importante tarefa para uma sociedade.

Lá em 1991 ninguém imaginava falar de coronavírus ou mesmo tinha noção do que era uma pandemia. Por isso as comemorações pela passagem do aniversário de O Presente precisam ser ainda mais intensas.

Não se trata apenas de mais um ano de história, mas um ano importante e que merece de uma forma singular ser comemorado. A sociedade vive em meio a uma pandemia, que trouxe muitas incertezas e angústias certamente para todos. Contudo, superamos mês a mês as adversidades e chegamos na reta final de 2020 com motivos para celebrar. É um ano que mostra a importância da união, da solidariedade, da empatia e de se reinventar.

Outubro de 2020 marca outra data importante para o Jornal O Presente, que comemora um ano de sede nova. Um sonho que se tornou realidade em 2019 e que possibilitou a todos um ambiente melhor e mais aconchegante para trabalhar.

Uma empresa só existe quando há pessoas. E ficamos felizes em ver que temos não apenas colaboradores, mas um time que joga junto, que trabalha em harmonia, que valoriza e se dedica para ter um ambiente de trabalho saudável e entregar produtos que façam a diferença na vida das pessoas.

Que os desafios sirvam para nos tornar ainda mais fortes e comprometidos com o jornalismo e que venham muitos e muitos outros aniversários pela frente.

 

TOPO