Coluna ADI-PR

Obras de readequação do Hospital Regional de Toledo serão retornadas no dia 02

Hospital Regional

As obras de readequação do Hospital Regional de Toledo retornam a partir do dia 02 de março. No início do ano, foi assinada ordem de serviço para início dos trabalhos, porém, cerca de oito dias depois, as atividades foram barradas pelo Ministério Público com a alegação de que a obra representaria o desperdício do dinheiro público, já que a gestão do hospital não estava definida. Em assembleia, ficou definida que a gestão do hospital será feita pelo Consamu e assim as obras serão retomadas.

Casa do Eletricista – RETOMA

 

Melhores do mundo

A Unioeste ficou em 38º entre as universidades brasileiras avaliadas pelo ranking de economias emergentes publicado pela revista Time Higher Education. Também tiveram destaques a UEM (Maringá), UEL (Londrina) e UEPG (Ponta Grossa). O ranking reconheceu 533 universidades em 47 países. As notas são baseadas em 13 indicadores que medem o desempenho das instituições em ensino, pesquisa, relação com a indústria e perspectivas internacionais.

 

Operação Carnaval 

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lança hoje (21) a Operação Carnaval 2020 em todo o país. Com duração de seis dias, a operação termina às 23h59 de quarta-feira (26). Entre os focos da fiscalização estão condutas irregulares como embriaguez ao volante, ultrapassagens proibidas, transporte seguro de crianças, motociclistas e o uso do celular.

 

Homenagem I

Autor da lei que estabelece uma faixa de segurança para plantio próximo às redes elétricas, o deputado Hussein Bakri (PSD) foi homenageado pela Copel. O presidente da companhia, Daniel Slaviero, e o diretor de distribuição, Max Orfali, entregaram uma placa de reconhecimento por garantir “mais segurança e qualidade no fornecimento de energia à população do Paraná, o que se traduz no desenvolvimento do Estado”. O chefa da Casa Civil, deputado licenciado Guto Silva (PSD), acompanhou a homenagem.

(Foto: Divulgação)

 

“Recompensador”

“Não há nada mais recompensador para um homem público do que ter seu trabalho reconhecido. E isso ganha uma dimensão ainda maior quando parte de uma das empresas públicas mais premiadas do Brasil pela sua atuação de excelência. Na verdade, sou eu quem deve render homenagens à Copel pelos serviços prestados e que venho procurando ajudar na função de líder do governo na Assembleia Legislativa”, destacou Bakri.

 

Interrupções

A lei de Bakri, aprovada por unanimidade pelos deputados estaduais, foi redigida em parceria com a Copel e com os órgãos ambientais. Estabelece uma faixa de segurança mínima de 15 metros de cada lado da rede e determina que a altura máxima das árvores não poderá ultrapassar três metros. Segundo a Copel, em algumas regiões a vegetação é responsável por mais de 70% das interrupções no sistema de distribuição de energia elétrica – desde 2014, houve 1,1 milhão de casos.

 

Homenagem II

Há quase dois anos, a sala de Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara dos Deputados passou a se chamar Moacir Micheletto, ex-deputado do MDB do Paraná. A homenagem foi idealizada pelo deputado Sérgio Souza (MDB-PR) “a um homem que prestou grandes serviços ao Paraná”.

 

Demorou demais

O senador Alvaro Dias (Pode) criticou a interferência do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB), para o projeto de lei sobre a prisão em 2ª instância não fosse enviado de primeira para a Câmara dos Deputados. “A matéria já deveria ter seguido para a Câmara dos Deputados, uma vez que a mesma é terminativa na Comissão de Constituição e Justiça, onde foi aprovada no ano passado”, declarou.

 

Líder

O deputado federal Alessandro Molon (RJ) é novo líder do PSB na Câmara dos Deputados. Molon está no segundo mandato e foi o relator do Marco Civil da Internet. “Nesse momento de crise no país, o PSB dá sua contribuição e, liderado pelo presidente Carlos Siqueira, propõe uma profunda autorreforma partidária”, disse o deputado Aliel Machado (PR), vice-líder da oposição no Parlamento.

 

Mais caro

O deputado Delegado Francischini (PSL), pré-candidato a prefeito, criticou o aumento da cobrança para motoristas que estacionarem na zona central de Curitiba. “Pois é, meus amigos, a prefeitura colocou Curitiba no primeiro mundo, agora nós temos aqui o ‘pedágio’ para quem quiser estacionar no centro da cidade, o Estar ficou 50% mais caro. Abram os olhos, curitibanos”, enalteceu.

 

Ano de reeleição

Faltando pouco mais de sete meses às eleições de outubro, os arranjos para garantir o maior número de aliados ainda estão longe de serem concluídos. Na Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu, dos 15 parlamentares, 12 pretendem disputar a reeleição. Dois já definiram que não vão às urnas e um está indeciso.

 

Fespop

A Prefeitura de Santa Terezinha inicia os preparativos para a Fespop 2020. Os sertanejos Henrique e Juliano são os primeiros confirmados na grade de shows. Os irmãos se apresentam pela 1º vez no festival, que neste ano será realizado de 07 a 10 de maio, no parque de exposições e eventos da cidade.

 

Redação ADI-PR Curitiba 

Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br.

TOPO