Copagril – Sou agro com orgulho
Arno Kunzler

Onde está o perigo?

A alta (exagerada) das commodities agrícolas no mercado internacional, comemorada pelos agricultores, principalmente os plantadores de milho e de soja, chega a ser assustadora.

Se os preços permanecerem elevados, é bom para os agricultores, mas é muito ruim para quem vai comprar carne e derivados de leite.

Casa do Eletricista – BOBCAT

Mas se os preços baixarem, pode gerar uma enorme crise no setor agrícola que está investindo, comprando máquinas e equipamentos e plantando as novas safras com preços de insumos majorados.

Uma oscilação de preços nesses níveis é sempre temerária, ainda que tenha gente acreditando piamente que os preços vão baixar novamente.

O que deve preocupar os produtores de frango e suínos, principalmente neste momento, nem é a alta dos preços, já que os valores do suíno e do frango também estão bons, mas a eventual escassez de produtos.

Nos últimos tempos foram construídos chiqueirões e aviários em milhares de propriedades agrícolas do Brasil.

É claro que aumentou o consumo de milho e soja para alimentar esses animais, mas também aumentou o consumo no exterior, já que grande parte da nossa produção agrícola é exportada, in natura, com procura elevadíssima.

O que vai acontecer de agora em diante pode ser um freio no consumo de carnes e derivados de leite, já que os salários não foram reajustados nos mesmos níveis.

Quem compra os alimentos no Brasil em reais está defasado, isso é fato.

Por isso, o perigo pode estar longe, mas também pode estar muito perto.

Se a Lar anuncia a redução de 10% na produção de frangos, é porque alguma coisa está sinalizando que o mercado não vai continuar firme como está, produzindo nos níveis e ao custo que estamos produzindo.

É algo a observar nos próximos meses, mas é certo que a distância entre o preço dos alimentos produzidos no Brasil e os salários pagos no país não está combinando muito bem.

 

Arno Kunzler é jornalista e diretor do Jornal O Presente e da Editora Amigos

arno@opresente.com.br

TOPO