Editorial

Oportunidades, muitas oportunidades!

 

O Brasil vive um quadro agravado de desemprego, mas nem por isso os brasileiros devem desanimar ou deixar de correr atrás de oportunidades.

Em muitos casos, por sinal, essa instabilidade do mercado despertou nas pessoas o desejo de se qualificar, seja para se manter no emprego, conseguir uma vaga na área que gostam, ter uma renda extra ou qualificar-se para ter seu tão sonhado negócio próprio.

Educação profissional é palavra de ordem nos dias atuais. É ela que vai formar para o exercício de uma profissão, com conhecimento teórico e prático, possibilitando que o cidadão esteja preparado e seguro, apto para compreender e dominar situações do trabalho.

Escolher uma profissão logicamente não é algo fácil, nem acontece da noite para o dia. Mas com foco, sensibilidade e determinação é possível identificar aquilo que realmente se gosta de fazer e com isso as possibilidades de dar certo aumentam, e muito.

Neste sentido, os cursos profissionalizantes representam uma grande oportunidade, já que possibilitam qualificação rápida, proporcionando que o aluno exerça a profissão em curto tempo e obtenha renda mais rápido. Em sua maioria, esses cursos, sejam profissionalizantes, de qualificação ou aperfeiçoamento, não apresentam pré-requisitos. Basta a pessoa ter vontade e estar disposta a aprender.

E é isso o que se espera dos rondonenses, com as inúmeras oportunidades de cursos que estão sendo ofertadas no município.

Ontem (05), por exemplo, aconteceu ato solene que marcou o lançamento oficial de uma série de cursos que foram contratados pela prefeitura e serão ofertados via Sesi/Senai por meio da Escola Móvel, uma estrutura composta de carretas, tendas e contêineres que está instalada no Parque Ecológico Rodolfo Rieger para servir de espaço à realização de aulas. Hoje (06) iniciam sete deles, nas áreas industrial, de construção civil e por aí vai.

E se de um lado esses cursos buscam suprir a carência de mão de obra qualificada no município, permitindo que empresas contratem futuramente cidadãos mais capacitados e com isso formem equipes mais ágeis e precisas, por outro, representam uma chance de dar um salto na carreira, possibilitando melhores alternativas de salário e qualidade de vida. É um ganho duplo, ou até triplo. Ganha o município, as empresas do município e o munícipe, também.

São as várias faces do mercado de trabalho, que está em constante transformação. Para quem está antenado, as oportunidades estão aí.

Hoje também acontece em Marechal Rondon a Feira de Profissões, promovida pelo Senac. São portas sendo abertas para apresentar à comunidade opções de qualificação para quem quer entrar no mercado de trabalho, mudar de profissão ou progredir na carreira. Palestras, oficinas e workshops. Tudo para chamar a atenção daquele que realmente busca meios.

Assim também é o Mundo Senai, que vai acontecer na quinta-feira (08) apresentando oportunidades de carreira na área da indústria. Mais uma vez, a proposta é despertar o interesse pelas diversas profissões industriais, facilitando a escolha profissional e estimulando a interação entre estudantes.

Assim como estes, poderíamos citar muitos outros exemplos nesse contexto de oportunidades que estão aí para serem exploradas pelos cidadãos.

Não faltam caminhos aos rondonenses, por isso, torcemos para que não lhes falte vontade. Não permitam acomodar-se; há muitas situações favoráveis seu crescimento profissional. Aproveite!

TOPO