Copagril – Sou agro com orgulho
Arno Kunzler

Ops, começa de novo

Parece que não, mas o retorno de Elio Lino Rusch à Assembleia Legislativa, agora como deputado e não como suplente, pode provocar mudanças no desfecho da próxima eleição, especialmente no município de Marechal Cândido Rondon.

Quando tudo parecia acertado, veio mais uma peça que precisa ser acomodada em um processo que nunca é fácil: escolher candidatos a deputado.

Casa do Eletricista ROWA

Elio Rusch, como um experiente político faz, nunca disse categoricamente que não seria mais candidato.

Nied 2021 J1

Sempre deixou uma expectativa, uma possibilidade, nem que fosse mínima, para retroceder, caso fosse necessário.

Combate Max Natal

Ainda que não queira ser candidato, terá que ser ouvido e atendido, já que é uma das mais expressivas lideranças políticas do Oeste do Paraná, com nada mais, nada menos que oito mandatos, incluindo este, pela metade.

Rui Sonho nov/dez 2

Ainda que alguns líderes o considerem fora do páreo, existe um vácuo que momentaneamente não está preenchido.

Alguns, ou muitos líderes, no entanto, desejam sua candidatura à reeleição e consideram que o afastamento temporário até pode ter lhe ajudado.

Elio Rusch ficou fora da última lista de parlamentares eleitos de forma inexplicável, já que constava em todas as pesquisas como virtualmente reeleito ou então explicável pelo fenômeno Bolsonaro na região.

Será que o cenário das próximas eleições repetirá algo parecido?

Não é provável que o quadro dos eleitos seja tão improvável como foi o último, quando o extremo Oeste do Paraná perdeu quase a totalidade da sua representação política na Assembleia e no Congresso Nacional.

Como Ademir Bier vem mantendo sua pré-candidatura a deputado estadual, pode estar estimulando a candidatura de Elio Rusch, justamente para polarizar a disputa que sempre fez bem para ambos.

Nada em política é definitivo. Logo, é melhor esperar para ver as acomodações futuras.

Vamos ter muitas mudanças partidárias, novos partidos, novos candidatos a presidente com novas formações de parcerias e dobradinhas.

Daqui a pouco pode mudar tudo e o que vale mesmo é o que vai acontecer de agora para frente.

 

Arno Kunzler é jornalista e fundador do Jornal O Presente e da Editora Amigos

Grupo Costa Oeste 2021

arno@opresente.com.br

TOPO