Pref. Pato Bragado Natal em Canto 2019
Elio Migliorança

P.P.P.

O título acima não tem nada a ver com determinado partido político, nem é projeto político pedagógico de colégio. Aquelas letrinhas representam o resultado de minhas reflexões na semana passada, ao pensar nas diferentes soluções para os infinitos problemas não resolvidos neste país. Muitas reflexões são provocadas por leitores que se manifestam aprovando ou criticando o que escrevo. Todas as manifestações são bem-vindas. Contudo, percebo uma contradição quando dizem: “não me interessa se os políticos estão roubando”. Mas se na próxima esquina você tropica num buraco e quebra o tornozelo, é bom saber que o dinheiro roubado pode ter sido aquele destinado a tapar aquele buraco. Aprofundando estas reflexões, concluí que a solução para os problemas mais urgentes do futuro imediato do Brasil está ligada ao significado das letras colocadas no título deste texto.
Ainda coloco muita fé no governo Dilma. Mas quando vi as manchetes dos jornais anunciando a privatização de vários aeroportos brasileiros descobri que os discursos de campanha da Dilma eram “Puras Promessas Políticas”. Não que eu seja contra a privatização, pelo contrário, o que temos visto no país foi o grande avanço dos setores que foram privatizados. Mas na campanha quem era taxado de privatista era o outro candidato. Talvez agora saiam do papel também as famosas “Parcerias Público-Privadas”, desde que elas não acabem virando “Primeiro as Pessoas Próximas” na hora de selecionar com quem fazer estas parcerias. E acho que descobri a fórmula para resolver nossos problemas: “Palocci Para Presidente”. Não entendo este povo da imprensa e a miopia da oposição no Congresso Nacional. Estão demonizando o Palocci. Que é isso minha gente? O homem é um gênio da economia. Um cara que consegue em quatro anos multiplicar seu patrimônio por 20, é um fenômeno. Meu único medo é que com a demissão de Dominique Strauss-Kahn, diretor do FMI, eles venham buscar o Palocci para gerenciar a economia mundial. Não podemos permitir isso. País nenhum deixa um cara destes escapar.
Você já pensou o Palocci fazendo a economia do Brasil crescer 20 vezes em quatro anos? Já imaginou ele fazendo o patrimônio de cada brasileiro crescer nesta proporção? Quatro anos é o tempo de um mandato presidencial. Portanto, vamos começar um panelaço pedindo: “Palocci Para Presidente”. Este cara estudou Medicina, mas o que ele aprendeu mesmo foram economia e administração. E fica toda a imprensa aí, exigindo que ele conte o segredo. É claro que ele não vai abrir o jogo. É a estratégia administrativa dele, é o grande segredo do negócio. E ele sabe que estão todos querendo descobrir a fórmula para enriquecer também. Esta questão toda envolvendo o Palocci, quando comparada com o que o filho do seu ex-chefe aprontou, seria questão para um tribunal de pequenas causas. E quando estou concluindo este texto chega a informação de que o Palocci investiu no agronegócio. Suas economias cresceram à sombra de um laranjal. Quer dizer, ele está rodeado de “laranjas”. E para encerrar, um conselho de amigo: se muitas coisas estão ruins, é bom ficar alerta e planejar bem seus negócios, “Pois Pode Piorar”.

TOPO