Copagril
Arno Kunzler

Pacote de obras

 

A cidade de Marechal Cândido Rondon vive, há muito tempo, uma enorme carência de obras estruturantes.

Durante mais de 20 anos nosso Contorno Sul (Anel Viário) está impraticável e por conta disso o movimento de caminhões pesados é tolerado no centro da cidade.

Casa do Eletricista LORENZETTI

A Rua Minas Gerais, onde passam o caminhões carregados com suínos, frangos, rações e cargas pesadas de modo geral, tornou-se um espaço rejeitado pelo comércio.

A Escola Jean Piaget, que está localizada naquela rua, convive com uma das piores situações, seja pelo cheiro das cargas vivas, seja pela poluição sonora provocada pelo tráfego de caminhões carregados, passando pelos quebra-molas.

Residências e restaurantes chegam a ser desvalorizados por conta desse transtorno urbano.

Hoje (ontem, 17), recebi com alegria a notícia de que o governador Ratinho Junior estará no município para dar início à recuperação do Contorno Sul, obra já licitada pelo prefeito Marcio Rauber, e, na mesma ocasião, autorizar a execução da pavimentação entre o distrito de Margarida e Pato Bragado, parte que fica no município de Marechal Cândido Rondon.

Não há dúvida, uma importante conquista, especialmente porque o imbróglio que envolve o Contorno Sul se arrastou por quatro prefeitos diferentes e ninguém conseguiu resolver.

Mas a notícia boa não termina aí, embora o Contorno Oeste esteja momentaneamente paralisado por conta de um ajuste que deve ser feito no contrato entre o Estado e a construtora, a obra não deverá sofrer paralisações maiores, apenas um aditivo que está sendo negociado por conta das rochas encontradas, que deverão ser detonadas, onde será construída a trincheira, cruzando a rodovia que vai a Pato Bragado.

E a mais recente informação é que a prefeitura está solicitando ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) a municipalização do prolongamento da Avenida Rio Grande do Sul, trecho entre o mercado Copagril II e o acesso ao Lira.

Pelo projeto, a prefeitura pretende duplicar o trajeto e urbanizar as suas laterais para facilitar a implantação das empresas e o acesso dos moradores aos loteamentos próximos.

No mesmo embalo, a prefeitura também já concluiu e deverá executar a partir dos próximos meses a pavimentação de toda aquela região que fica a Oeste do mercado Copagril II, inclusive o acesso pela Rua São Paulo.

Aquela região tem um enorme contingente da pessoas e veículos que diariamente precisam vir ao centro para trabalhar ou estudar, o que tem causado transtornos para os moradores que precisam pegar a rodovia.

Esse conjunto de obras, quando pronto, indiscutivelmente mudará para sempre o centro da cidade de Marechal Cândido Rondon.

Não haverá mais necessidade dos caminhões trafegar pelo centro, permitindo o embelezando e a urbanização de espaços hoje divididos com os caminhões que necessariamente passam por ali para transportar o progresso da região.

 

Arno Kunzler é jornalista e diretor do Jornal O Presente e da Editora Amigos da Natureza

arno@opresente.com.br

TOPO