Fale com a gente

Casa, bem me quer casa

Panqueca gratinada ao molho bechamel com recheio de carne moída e molho ao sugo

Publicado

em

Não importa o clima lá fora…

Aqui dentro, cozinha quentinha.

E em cores para o molho de tomate ao sugo.

 

Panqueca gratinada ao molho bechamel com recheio de carne moída e molho ao sugo

 

INGREDIENTES

 

Massa:

2 ovos

1 colher de sopa de açúcar

2 colheres de sopa de manteiga derretida

1 xícara de chá de leite

1 e 1/2 xícara de chá de farinha de trigo

 

Bechamel:

1 xícara de leite

1 colher de manteiga

2 colheres de farinha de trigo

Sal

Noz-moscada

 

Molho ao sugo:

500 gramas de cubinhos de tomate

100 ml de vinho tinto

Sal

Pimenta-do-reino

Manjericão

Pitada de açúcar, caramelo ou mel

 

Carne:

500 g de carne moída (patinho)

1/2 cebola

1 dente de alho

1 colher de sopa de farinha de trigo

2 colheres de sopa de extrato de tomate

1/2 xícara chá de água fervente

2 colheres de sopa de azeite

1/2 colher de há de canela em pó

6 ramos de salsinha

Sal

Pimenta-do-reino

 

PREPARO

Massa: num recipiente, junte os ovos e o açúcar e bata bem até ficar um creme esbranquiçado. Junte o restante dos ingredientes e misture até ficar homogêneo. Aqueça uma frigideira antiaderente em fogo médio-baixo com uns 28 centímetros de diâmetro. Coloque uma concha do líquido e espalhe bem, girando a frigideira. Espere assar de um lado (ela começa a descolar do fundo) e vire para cozinhar do outro. Deixe esfriar num prato.

Recheie cada panqueca com cerca de duas colheres de sopa do recheio e enrole. Disponha numa vasilha ou assadeira, coloque um pouco do molho e leve para esquentar no forno por uns cinco a dez minutos.

 

Bechamel: ferva uma xícara de leite e reserve. Em uma frigideira, derreta uma colher de manteiga, misture duas colheres de farinha de trigo e mexa sem parar (se possível com batedor de arame) até a mistura borbulhar. Sempre mexendo e sem deixar que doure, cozinhe a farinha por dois minutos. Retire a panela com a farinha do fogo e coloque o leite de uma só vez. Retorne ao fogo e mexa até ferver por um minuto. Tempere com o sal e a noz-moscada.

 

Molho ao sugo: coloque 500 gramas de cubinhos de tomate em uma panela, acrescente 100 ml de vinho tinto e leve ao fogo por aproximadamente 15 minutos. Tempere com sal, pimenta-do-reino e manjericão. Para corrigir a acidez do molho coloque uma pitada de açúcar, um pouco de caramelo ou mel.

 

Carne: descasque e pique fino a cebola e o alho. Lave, seque e pique fino a salsinha. Leve uma frigideira grande ao fogo médio. Quando aquecer, regue com uma colher de sopa de azeite, adicione a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por dois minutos até murchar. Junte o alho e mexa por um minuto para perfumar. Regue com mais uma colher de sopa de azeite e distribua a carne moída pelo fundo da frigideira. Aumente o fogo e deixe dourar por um minuto, sem mexer, para dourar bem. Tempere com a canela, o sal e a pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Diminua o fogo para médio e refogue por cinco minutos, mexendo de vez em quando com espátula para desmanchar os pedaços de carne e dourar por igual. Junte o extrato de tomate e misture bem. Polvilhe com a farinha e mexa por um minuto (a farinha deixa o recheio mais cremoso). Regue com a água fervente aos poucos, mexendo bem com a espátula para dissolver os queimadinhos do fundo da panela e o recheio ficar úmido (a ideia não é formar um molho, mas que o recheio fique mais úmido e cremoso). Desligue o fogo, misture a salsinha e transfira para uma tigela. Reserve.

  

 

 

Continue Lendo

Copyright © 2017 O Presente