Ford Ka 2020
Casa, bem me quer casa

Pão de Ló com Calda de Damasco

Ooiii!!

O Tradicional Pão de Ló

Casa do eletricista TRATAM. E ACESS.

Que atire o primeiro punhado de farinha quem não gosta de bolo fofinho, com massa extremamente macia! Ficou com água na boca?
Pois saiba que essa massa tem um nome: pão de ló, receita típica da cozinha portuguesa, que pode servir de base para bolos recheadíssimos e com coberturas deliciosas ou, simplesmente, ser consumida “sozinha”, despertando paladares e aromas por toda a mesa.
O pão de ló segue a combinação clássica da doçaria portuguesa, ou seja, a receita leva açúcar e ovos – e claras batidas em neve.
As claras fofinhas, aliás, são as responsáveis pela massa levíssima do bolo e justificam o termo “ló”, que dá nome à receita.
Ló, para quem não sabe, é um tecido finíssimo e delicado.
A receita que eu fiz é tradicional portuguesa, leva muitos ovos, mas fica magnífico.
Vambora pra cozinha?!

Pão de Ló Margarida

 

Ingredientes:

Manteiga (para untar)
10 ovos
1 1/2 xícara de açúcar (270gr)
1 1/4 xícara de farinha de trigo (150gr)

Preaqueça o forno a 180 graus. Unte com manteiga uma fôrma de 24,5 cm de diâmetro e forre com papel manteiga.
Na batedeira, bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura aerada e de coloração amarelo-claro (cerca de 15 minutos). Acrescente a farinha de trigo aos poucos e continue batendo para formar uma massa homogênea e leve (cerca de 8 minutos).
Transfira-a para a fôrma preparada e leve ao forno preaquecido até que, espetando um palito no centro da massa, ele saia limpo (cerca de 40 minutos).
Espere amornar, desenforme e sirva em temperatura ambiente.
Eu servi com calda de damascos!

 

TOPO